LIÇÃO - 8 CLASSE DE JOVENS JESUS ENTRA EM JERUSALÉM MONTADO EM UM JUMENTO

21.1-5 O monte das Oliveiras é uma cadeia de montanhas, de cerca de quatro quilômetros de extensão, no outro lado do vale de Cedrom, a leste de Jerusalém. O monte das Oliveiras é importante no Antigo Testamento, por ser o lugar da revelação e do julgamento final de Deus (veja Ez 43.2-9; Zc 14.1-19).
Jesus estava em Betfagé, e enviou dois discípulos a uma aldeia próxima (possivelmente Betânia) para conseguir a jumenta e seu jumentinho e trazê-los. Quando Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, Ele confirmou a sua realeza messiânica, como também a sua humildade. O povo reconheceu que Ele estava cumprindo profecias. A primeira parte vem de Isaías 62.11, o restante de Zacarias 9.9.


21.6-8
O jumentinho, por nunca ter sido montado (Me 11.2), não tinha sela, de modo que os discípulos puseram as suas vestes sobre ele, para que Jesus pudesse se sentar. O ato de colocar as roupas sobre o jumentinho para que Jesus montasse nele tem a conotação de majestade (veja 2 Rs 9.13). Multidões de pessoas já estavam reunidas nesta parte do caminho, aproximadamente um quilômetro e meio antes de Jerusalém, dirigindo-se à cidade
para participar das festividades. A celebração espontânea da multidão honrou Jesus; eles estenderam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores. Alguns ramos eram estendidos ao longo do caminho, outros provavelmente agitados no ar (veja SI 118.27). Os ramos, possivelmente de oliveiras ou figueiras, eram usados para dar as boas vindas a um libertador nacional, e s1mbplizavarn vitória. Este versículo é uma das poucas passagens em que os Evangelhos registram que a glória de Jesus foi reconhecida na terra. Hoje em dia, os cristãos comemoram este evento no Domingo de Ramos.

21.9 As multidões entoavam palavras do Salmo 118.25,26. "Longa vida ao Rei" era o significado por trás dos seus gritos de alegria, porque eles sabiam que Jesus estava deliberadamente cumprindo a profecia. Esta foi a aclamação da multidão de que Ele realmente era o tão esperado Messias. O povo tinha certeza de que a sua libertação de Roma estava próxima. Embora a multidão visse corretamente a Jesus como o cumprimento destas profecias, elas não entendiam aonde o reinado de Jesus as iria levar. Eles esperavam que Ele fosse um líder nacional que iria devolver à sua nação a glória anterior. Desta forma, estavam surdos às palavras dos seus profetas e cegos à verdadeira missão de Jesus. Quando ficasse aparente que Jesus não satisfaria suas esperanças, muitos se voltariam contra Ele. Outra multidão iria gritar "Seja crucificado!" quando Jesus estivesse em julgamento, dias depois.

21.10,11 As pessoas de Jerusalém estavam naturalmente muito interessadas em quem estava causando tal furor. Quando Jesus nasceu, e os magos vieram procurando por Ele, toda a cidade "perturbou-se" (2.3). Uma vez mais, Jesus causava um grande alvoroço nesta grande cidade. À pergunta "quem é este?" foi dada a seguinte resposta: "Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia". Mas Jesus não era apenas outro profeta; Ele era o profeta que havia de vir, e que estava sendo esperado (Dt .18.15-18). Não é de admirar que a cidade estivesse tão agitada!

RETIRADO DO COMENTÁRIO  APLICAÇÃO PESSOAL NOVO TESTAMENTO.


Nenhum comentário: