Juniores Lição 7 - A Amiga Atenciosa – João 12.1-8.

Embora Maria seja a última a ser introduzida à cena, o seu ato de devoção amorosa é o tema central de todo o relato.202 Ela tomou uma libra — uma libra romana de cerca de doze onças (453 g) — de ungüento de nardo puro, de muito preço,203 ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos (3). A despeito do que os outros membros da casa de Betânia pudessem ter pensado de Jesus, uma palavra descreve o sentimento de Maria — amor.
Aqui é visto “o dom do amor”: 1. Em exorbitante extravagância, ungüento... de muito preço; 2. Na humildade, ela ungiu os pés do Senhor; 3. No completo desprendimento, enxugou-lhe os pés com os seus cabelos. Existe uma qualidade universal em um amor como esse. João escreveu em linguagem poética — e encheu-se a casa do cheiro do ungüento (3)— ou melhor, “da fragrância do perfume”.
Judas Iscariotes, que também estava na ceia, levantou uma objeção ao ato de Maria, dizendo: Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros [denários], e não se deu aos pobres? (5) João é rápido em acrescentar seus comentários. Ele questionou os motivos de Judas. Não pelo cuidado que tivesse dos pobres
(6). Então ele declara o problema. Judas era ladrão (6). Como o tesoureiro do grupo dos discípulos (“Ele tinha a caixa do dinheiro”, NASB. Ou ainda, como em algumas traduções, “Ele tomava conta da bolsa de dinheiro”, NTLH), era a sua prática “tirar o que ali se lançava” (6, tradução literal). Já se perguntou por que Judas tinha sido escolhido para essa função, uma vez que ela lhe causaria tentações incomuns. Westcott responde: “A tentação normalmente nos sobrevêm através de áreas de nossa vida em que já apresentamos alguma tendência a pecar”.
Maria e Judas estão em um vívido contraste. “Maria, na sua devoção, inconscientemente provê a honra dos mortos. Judas, no seu egoísmo, inconscientemente traz a própria morte”

Jesus veio rapidamente em defesa de Maria. Deixai-a; Ele disse: para o dia da minha sepultura guardou isto (7) — literalmente, “para que ela possa guardar isto para o dia do meu sepultamento” (NASB). A linguagem neste ponto é difícil, mas parece indicar, segundo Hoskyns, que “Maria conscientemente admitiu a necessidade da morte de Jesus, e também, reconhecendo que a hora era chegada, antecipou o seu sepultamento com um ato de devoção inteligente”.
O pedido de Judas pelos pobres não escapou da resposta de Jesus. Os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes (8; cf. Dt 15.11). O agudo senso de oportunidade de Maria não podia passar despercebido. “Há algumas coisas que podemos fazer a qualquer momento, e existem algumas coisas que nunca faremos, a menos que agarremos a oportunidade de fazê-las no momento certo”.

Extraído do Livro Comentário Bíblico Beacon .

Nenhum comentário: