4.1 O mesmo
Espírito Santo que havia enviado Jesus para ser batizado o conduziu ao
deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus tomou a ofensiva contra o
inimigo, Satanás, dirigindo se ao deserto para enfrentar a tentação. Em grego,
a palavra "diabo" significa "acusador" e em hebraico a
palavra "Satanás" tem o mesmo sentido (4.10). Satanás é um arcanjo
caído, é um ser realmente criado, ele não é um
símbolo, e está lutando constantemente contra aqueles que seguem e obedecem a
Deus.
A palavra "tentar" significa "colocar em
teste para ver o que de bom e de mau, de força e de fraqueza" existem em
uma pessoa. As tentações do diabo estavam focalizadas em três áreas essenciais:
(1) desejos e necessidades
físicos, (2) possessões e poder, e (3) orgulho (veja 1 João 2.15 para uma
relação semelhante). Essa tentação do diabo nos mostra que Jesus era humano e
lhe deu a oportunidade de reafirmar o plano de Deus para o seu ministério.
Também nos dá um exemplo a seguir quando somos tentados.
4.2
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois
teve fome. O hábito de jejuar era usado como disciplina espiritual para a
oração e um tempo de preparação para as grandes tarefas futuras. Ao final do
jejum de quarenta dias, era óbvio que Jesus estivesse faminto. Sua condição de
Filho de Deus não tornava essa tarefa menos difícil e a falta de sustento levou
seu corpo físico a sofrer de terrível fome e sofrimento. As três tentações
mencionadas acima ocorreram quando
Jesus estava com seu estado físico mais debilitado.
4.3
O tentador expressou sua tentação dizendo: Se tu és o Filho de Deus.
A partícula "se" não implicava uma dúvida, pois tanto Satanás
como Jesus conheciam a verdade. Satanás tentou Jesus com seu próprio poder.
Como Jesus era o Filho de Deus, então Ele certamente podia transformar pedras
em pães a fim de satisfazer sua fome. "O Filho de Deus não tem razão para
ter fome", Satanás sugeriu. Ele queria que
Jesus usasse seu poder e condição para atender suas próprias necessidades.
4.4
Fle [Jesus], porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só
de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Jesus respondeu com as palavras
de Deuteronômio 8.3. Em todas as três citações de Deuteronômio (Mt 4.4,7, 1O), o
contexto mostra que Israel fulhou todas as v=:s em cada teste. Jesus transmitiu
a Satanás que embora o teste pudesse ter levado Israel a errar, isso não
aconteceria com Jesus. Para verdadeiramente cumprir sua missão, Jesus precisava
ser completamente humilhado. Se fizesse seu próprio pão, Ele teria mostrado que
não havia desistido de todos os seus poderes, não teria se humilhado, e não teria
se identificado totalmente com a raça humana. Mas Jesus se recusou, mostrando
que só usaria os seus poderes em submissão ao plano de Deus.
4.5 ,6 A tentação seguinte foi
realizada em Jerusalém, a sede política e religiosa da Palestina. O
Templo era o centro religioso da nação judaica e o lugar onde o povo aguardava
a chegada do Messias (MI 3.1). O Templo era o edifício mais elevado da área e
esse pináculo era provavelmente a parede lateral que se projetava para
fora da colina. Dessa vez, Satanás usou a escritura para tentar convencer Jesus a pecar. Ele citou
as palavras do Salmo91.l l,12:"SetuésoFilhodeDeus,lança te daqui abaixo;
porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma
pedra''.
Satanás
queria testar o relacionamento de Jesus com Deus Pai para ver se a promessa de proteção divina era verdadeira.
Satanás estava citando a escritura fora do seu contexto,
fazendo parecer que Deus protegeria qualquer um, mesmo se
essa pessoa tentasse desafiar as leis naturais. Segundo o contexto, o Salmo
promete a proteção de Deus para aqueles que, embora permanecendo na vontade do
Senhor, e servindo a Ele, se encontrarem em perigo. Ele não promete proteção
para crises criadas artificialmente, nas quais os cristãos clamam a Deus a fim
de testar o seu amor e o seu cuidado.
4.7 Jesus respondeu
usando Deuteronômio 6.16: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor,
teu Deus". Nessa passagem, Moisés estava se referindo a um incidente
ocorrido durante a passagem de Israel pelo deserto, registrada em Êx 17.1-7. O
povo estava sedento e pronto para se rebelar contra Moisés e voltar para o
Egito se ele não lhes fornecesse água. Deus forneceu a água, mas só depois que
o povo tinha tentado ao Senhor dizendo: "Está o Senhor no meio de nós, ou
não?"
Jesus podia ter saltado do Templo. Deus teria enviado anjos
para conduzi-lo ao solo com segurança. Mas teria sido um ridículo teste do
poder de Deus e contra a sua vontade. Jesus sabia que seu Pai podia protegê-lo
e também entendia que todos os seus atos estavam dirigidos à realização da
missão que seu Pai lhe havia destinado, mesmo se isso quisesse dizer sofrimento
e morte (o que realmente aconteceu).
4.8,9 Novamente, o transportou o diabo a um monte muito
alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse lhe:
Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Essa experiência era
provavelmente uma visão. Os reinos do mundo estão sob o domínio de
Satanás Qo 12.31). Ele sabia que um dia Jesus iria reinar sobre a terra (veja
Fp 2.9-11). Sua tentação era, basicamente: "Por que esperar? Posso te dar
tudo isso agora!" Satanás tentou Jesus a receber o reino da terra naquele
exato momento, antes de executar seu plano de salvar o mundo do pecado. Para
Jesus, isso significava alcançar o prometido domínio sobre o mundo sem passar
pelo sofrimento e pela morte na cruz. Satanás estava oferecendo um atalho
indolor. Mas ele não entendia que o sofrimento e a morte faziam parte do plano
de Deus que Jesus havia decidido obedecer.
4.10 Jesus
expulsou Satanás com as palavras: "Vai-te Satanás". Se Jesus
considerasse o atalho como um objetivo - reinar sobre o mundo, mas adorando
Satanás - (4.9) - Ele teria transgredido o primeiro mandamento: "Ao
Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás" (cf. Dt 6.4,5). Jesus
preferiu tomar o caminho de obedecer a Deus, pois somente assim seria capaz de
cumprir sua missão, que era trazer a salvação ao mundo.
4.11 Como Jesus era superior a Satanás,
Satanás tinha que fazer o que Jesus lhe ordenara. Portanto, o diabo o
deixou, Esse era apenas o primeiro dos muitos encontros que Jesus teria com
o poder de Satanás. O fato de os anjos terem vindo e servido a Jesus não diminui a intensidade das tentações
por que passou. Os anjos podem ter-lhe servido alimento (chegaram os anjos e o serviram), mas também atenderam às suas
necessidades espirituais.
RETIRADO DO LIVRO
COMENTARIO NOVO TESTAMENTO APLICAÇÃO PESSOAL.
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