CLASSE JUVENIS – L 02- O CUIDADO COM A MÍDIA.

1 TESSALONICENSES  1.6-10.

1.6 A palavra de salvação, embora recebida com grande gozo, trouxe aos crentes de Tessalônica muita tribulação, porque desencadeou uma perseguição por parte tanto dos judeus como dos gentios (3.2-4; At 17.5).

Assim, eles foram imitadores dos apóstolos (At 16.16-40; 2 Co 11.16-33) e do Senhor (Jo 15.18,19,20,21). O mesmo Espírito Santo que deu poder à mensagem do Evangelho também abriu os corações para recebê-la e então deu alegria aos ouvintes. O Espírito Santo trabalha naqueles que apresentam a mensagem e naqueles que a ouvem e aceitam. Ele dá “gozo” (veja Gl 5.22).

1.7-10  Os tessalonicenses tinham seguido o exemplo dos apóstolos e do próprio Senhor (1.6), e, por sua vez, tinham se tornado um exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. Paulo elogiou esta igreja (nenhuma outra igreja recebeu este tipo de elogio) porque eles não apenas eram crentes-modelo para um mundo sem fé, mas também eram um exemplo para todos os outros crentes.

Estes crentes tessalonicenses tinham uma reputação mundial e eram um exemplo
para todas as outras igrejas. A mensagem da vida destes crentes teve um efeito que repercutiu além da Grécia, e a sua fé ficou conhecida por todas as partes. Tão conhecida era a fé dos tessalonicenses, que Paulo não precisava falar a respeito dela - os crentes de outros lugares a mencionavam antes dele!

Qualquer crente, de qualquer igreja, poderia ser encontrado conversando sobre o que estava ocorrendo em Tessalônica. As outras igrejas sabiam como algumas pessoas em Tessalônica tinham se convertido dos ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Na verdade, eles estavam sofrendo terrivelmente por esta mudança de crença e de vida (1.6).

O impacto disto pode escapar aos ouvidos modernos. Os ídolos, os “deuses” gregos, eram considerados extremamente poderosos. Para estes tessalonicenses, que viviam a somente oitenta quilômetros do monte Olimpo, onde se acreditava que os deuses gregos residiam, “converter-se” dos seus muitos falsos ídolos a um único Deus verdadeiro tinha causado mudanças significativas em todas as áreas das suas vidas. Não é de admirar que estivessem enfrentando perseguição. 

Além de se converterem e servirem, os tessalonicenses precisavam ter esperança. A vida cristã não termina na morte. Todos os crentes esperam dos céus o Filho de Deus. Todos os crentes esperam ansiosamente a segunda vinda, quando Jesus Cristo irá levar os seus seguidores para estarem com ele, resgatando-os da ira futura. Isto refere-se à época em que Deus irá demonstrar a sua ira em relação a um mundo pecador e destruirá todo o mal (veja 5.9; 2 Ts 1.6-10). A ira de Deus é uma certeza, pois Ele não permitirá que o pecado persista com a mesma força para sempre. Os crentes, entretanto, podem confiar no seu Salvador, que os resgatará.

Paulo enfatizou a segunda vinda de Cristo por toda esta carta. Como a igreja de Tessalônica estava sendo perseguida, Paulo os incentivou a esperar pela libertação que Cristo traria. A esperança de um crente está na volta de Jesus, o grande Deus e Salvador (Tt 2.13). Tão certamente quanto Cristo ressuscitou dos mortos e subiu aos céus, Ele retornará (At 1.11)

COMENTÁRIO DO LIVRO APLICAÇÃO PESSOAL.

Nenhum comentário: