CLASSE JUVENIS – L 03 - O CRENTE E O MOVIMENTO SOCIAL.


ADVERTÊNCIA SOBRE A APOSTASIA VINDOURA 2Tm 3.1-9

Se Timóteo estranhasse que tantos males pudessem surgir dentro da Igreja visível, Paulo agora desejava que ele soubesse que condições piores haveriam de prevalecer, quando o fim da dispensação se aproximasse.

A pecaminosidade da voluntariedade humana encontrará plena e irrestrita expressão por meio de ações, palavras e pensamentos.   
Cessarão as práticas da reverência, do dever, da gratidão, do amor ao próximo e aos parentes, e da honra aos pactos assumidos. Os homens tornar-se-ão diabólicos, descontrolados, violentos, inimigos da virtude, prontos para trair a seus semelhantes, inexoráveis, desviados pela sua própria presunção.
Aqueles que professarem ser religiosos preferirão o amor aos prazeres do que o amor a Deus; externamente fingirão certa forma de reverência, mas repudiarão deliberadamente seu autêntico poder transformador.

Homens dessa classe precisam ser evitados. São do tipo que sutilmente se impõem e desviam mulheres fracas, as quais, por causa de sua consciência sensível devido a seus atos pecaminosos, por causa de sua tendência de se deixarem dominar pelas emoções, por causa de seu amor pelas novidades, e por causa de sua incapacidade de entender a verdade, tornam-se presas fáceis.
Tais homens devem ser reconhecidos em seu verdadeiro caráter, visto que são oponentes da verdade, dotados de mente depravada, que aos olhos de Deus são rejeitados em relação à própria fé que professam possuir (cfr. #Mt 7.22-23). Não obstante, sempre haverá um limite ao progresso que fizerem; pois todos verão que seu comportamento é manifestamente insensato.

Extraído do livro: Novo comentário da bíblia, editora vida nova.

Nenhum comentário: