Adolescentes – lição -03 - O filho amado e obediente.

Lucas 2.21-24, 39-52
2.21 Todo menino judeu era circuncidado e batizado no oitavo dia depois do seu nascimento (Lv 12.3; Lc 1.59,60). A circuncisão simbolizava a separação dos judeus dos gentios e o seu relacionamento exclusivo com Deus (Gn 17.9-14). Assim, quando os
oito dias foram cumpridos, Maria e José levaram o menino para a circuncisão. Foi­ lhe dado o nome de Jesus, como o anjo tinha dito a Maria (1.31). Eles não foram a Jerusalém para esta cerimônia; em lugar disto, um sacerdote local provavelmente a realizou.

2.22-24 Durante quarenta dias depois do nascimento de um filho, e oitenta dias depois do nascimento de uma filha, a mãe estava cerimonialmente impura e não podia entrar no Templo. A oferta de purificação era feita no final do período de separação. Maria e José deveriam trazer uma oferta - um cordeiro para uma oferta de holocausto e uma rola ou um pombo como oferta pelos pecados. O sacerdote sacrificaria estes animais e declararia a mulher como pura. Se um cordeiro fosse muito caro, a lei dizia que os pais poderiam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos.
Além da oferta da purificação, outra cerimônia era realizada. Um primogênito era apresentado a Deus um mês depois do seu nascimento (Êx 13.2, 11-16; Nm 18.15,16). A cerimônia incluía a compra da criança de volta - "remir" - da parte de Deus, por meio de uma oferta. Assim, os pais reconheceriam que o filho pertencia a Deus, que é o único que tem o poder de dar a vida. Lucas explicou ao seu público gentio que este mandamento vinha da lei de Moisés (veja Êx 13.2, 12, 15; Nm 18.15). Assim, Maria e José o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor.


 Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente" (Hb 5.8).
5.8 Nos reinos de qualquer regime antigo, nenhum príncipe sofre; o príncipe da coroa é especialmente criado e preparado para o reinado. Mas Jesus, embora fosse o Filho de Deus, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. A lição desconcertante deste versículo é que Deus mesmo, nascido de ascendência humana, realmente aprendeu algo em meio ao sofrimento que passou. O Deus onisciente precisava aprender? Jesus aprendeu sobre a condição humana. Este conhecimento trouxe mais compaixão do que inteligência, mais identificação pessoal do que informação mensurável.
Como Jesus, os crentes frequentemente aprendem a obediência através do sofrimento (veja 12.2-11). Este exemplo de Cristo encorajou os leitores a permanecerem firmes e a não se desviarem da fé em períodos de sofrimento. Assim como Cristo foi aperfeiçoado através de seu sofrimento, os cristãos também o serão.

Comentário extraído do livro: Comentário do novo testamento aplicação pessoal. 

Nenhum comentário: