Jesus é Superior a Josué -O meio de entrar no Repouso de Deus.

TEXTO ÁUREO "Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." (Hb 4.11)

4.11 Esta declaração é um paradoxo intencional; Procuremos, pois, entrar naquele repouso.
Precisamos nos esforçar para obter o que é nosso por promessa, mas que ainda não é nosso por experiência. A boa terra foi prometida aos filhos de Israel, mas só seria deles quando eles a possuíssem. Todos os crentes devem desenvolver diligentemente a sua fé, procurando obedecer a Jesus dia a dia, aproximando-se de Deus através de experiências na vida (Fp 2.12). Não há nenhum momento - enquanto vivermos na terra - no qual um cristão “chegue” à perfeita espiritualidade. Todos os dias, o povo de Deus está fazendo uma escolha, aproximar-se de Deus ou afastar-se dele.
Entretanto, a mensagem aqui é uma advertência às pessoas que se mostrassem preguiçosas em sua vida espiritual. A preguiça pode fazer com que uma pessoa caia na desobediência, e qualquer pessoa que desobedecer a Deus cairá. As pressões de hoje tornam fácil ignorar ou esquecer as lições do passado. Mas o autor aconselha os leitores a se lembrarem das lições que os israelitas aprenderam a respeito de Deus, para que evitem repetir os erros dos israelitas.

VERDADE PRÁTICAO descanso provido por Josué foi terreno, temporário e incompleto; o descanso provido por Cristo é celestial, eterno e completo.

LEITURA DIÁRIA- ESSES COMENTÁRIOS FORAM EXTRAÍDO DO LIVRO COMENTÁRIO BÍBLICO APLICAÇÃO PESSOAL.

Segunda - Hb 4.2.
A mensagem de Deus deve ser recebida pela fé.
4.2 Os judeus do Antigo Testamento receberam a mensagem de Deus no grande livramento do Egito e na aliança dada a Moisés, no Monte Sinai. Estes crentes do Novo Testamento receberam estas Boas Novas do lugar de repouso de Deus na pessoa de Jesus Cristo, através de sua morte na cruz e de sua ressurreição. Os judeus tanto da era do Antigo Testamento como da era do Novo Testamento tinham recebido um comunicado de Deus. Mas, para muitos, a mensagem nada lhes aproveitou. Por que não? Porque ela não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. A mensagem de Deus não deve somente ser ouvida; ela também deve estar combinada com a fé, para que seja eficaz.

Terça - Hb 4.6.
A mensagem de Deus deve ser acompanhada pela obediência .


O pecado do povo não só impediu que eles possuíssem a terra, como também impediu que eles tivessem uma íntima comunhão com Deus. Devemos ter cuidado para não acreditarmos que somos cristãos só porque pertencemos a uma igreja boa, ou porque temos uma boa família cristã. Os israelitas, o povo escolhido de Deus, não entraram por causa da desobediência a Deus. Mas isto não significa que o lugar de repouso de Deus não exista mais. Ele ainda está à nossa espera, à espera do povo de Deus.

  
Quarta - Hb 4.7.
A mensagem de Deus dever ser acolhida com contrição
A humanidade não perdeu a sua chancede salvação com o fracasso de Israel, mas o escritor outra vez advertiu seus leitores a não endurecerem os seus corações (veja o comentário sobre 3.7-9).
A frase "determina, outra vez, um certo dia" significa que o tempo de repouso chegará, e de fato já chegou, porque o tempo é hoje. Na época em que o Salmo 95 foi escrito (e ele foi parcialmente citado neste versículo), ninguém tinha entrado no repouso completo de Deus.



Quinta - Hb 4.8,9.
A mensagem de Deus promove um descanso real e total.
Josué e os israelitas estabeleceram-se em Canaã e realmente alcançaram períodos de paz e prosperidade. Contudo, se este tivesse sido o repouso prometido de Deus, não falaria, depois disso, de outro dia de repouso. Em outras palavras, não teria havido nenhuma necessidade desta renovação da promessa registrada aqui, do salmo escrito por Davi. Se Deus pretendesse ter apenas um reino terreno, Ele não teria prometido um "outro dia". Portanto, o repouso não estava na
terra, mas no Reino eterno de Deus.

4.9 A palavra "portanto" indica que o que se segue é uma conclusão lógica a partir daquilo que a precedeu. As palavras "repouso especial", em algumas traduções, são uma única palavra em grego, ocorrendo apenas aqui em toda a Bíblia em grego. O tipo de repouso que o autor descreveu é diferente do que os israelitas esperavam. Este repouso refere-se ao que Deus fez quando terminou a criação (veja o comentário sobre 4.4,10). Resta ainda este repouso. Ele ainda não foi realizado, como o autor explicou acima.
Por que este repouso era tão importante para os leitores desta carta? Os leitores, que eram cristãos de origem judaica, tinham duas razões importantes para aguardar ansiosamente pelo repouso. (1) A história judaica estava repleta de peregrinações e tumultos políticos. Descansar finalmente nas promessas plenas e cumpridas de Deus seria uma grande consolação. (2) Os cristãos no século I frequentemente se deparavam com privações e dificuldades, com a animosidade dos agentes de Satanás, e com a tarefa de carregar a "cruz" - identificando-se com Jesus.


Aqueles que se converteram da fé judaica ao cristianismo frequentemente incorriam na ira de outros judeus (enfrentando a excomunhão) e de suas famílias (sendo repudiados). Entrar no repouso de Deus que foi prometido é uma grande promessa - ali a luta cessará, e a dor desaparecerá.
Contudo, este repouso permanece somente para o povo de Deus. Embora o povo judeu, a quem foi oferecido originalmente o repouso, o tivesse recusado, o plano de Deus não poderia ser frustrado; Deus o ofereceu a outros - tanto judeus como gentios que crêem em Jesus Cristo como Salvador. (Este ensino é similar à parábola de Jesus da grande ceia,registrada em Lucas 14.15-24.)


Sexta - Hb 4.11.
A mensagem de Deus promove um descanso eterno.
4.11 Esta declaração é um paradoxo intencional: Procuremos, pois, entrar naquele repouso. Precisamos nos esforçar para obter o que é nosso por promessa, mas que ainda não é nosso por experiência. A boa terra foi prometida aos filhos de Israel, mas só seria deles quando eles a possuíssem. Todos os crentes devem desenvolver diligentemente a sua fé, procurando obedecer a Jesus dia a dia, aproximando-se de Deus através de experiências na vida (Fp 2.12). Não há nenhum momento - enquanto vivermos na terra - no qual um cristão "chegue" à perfeita espiritualidade. Todos os dias, o povo de Deus está fazendo uma escolha, aproximar-se de Deus ou afastar-se dele.
Entretanto, a mensagem aqui é uma advertência às pessoas que se mostrassem preguiçosas em sua vida espiritual. A preguiça pode fazer com que uma pessoa caia na desobediência, e qualquer pessoa que desobedecer a Deus cairá. As pressões de hoje tornam fácil ignorar ou esquecer as lições do passado. Mas o autor aconselha os leitores a se lembrarem das lições que os israelitas aprenderam a respeito de Deus, para que evitem repetir os erros dos israelitas.


Sábado - Hb 4.12.
A Palavra de Deus é viva e eficaz.
Ele sabe
quem nós realmente somos porque a Palavra de Deus é viva e eficaz. A Palavra de Deus não pode ser desprezada nem desobedecida. Os israelitas que se rebelaram aprenderam da maneira mais difícil que, quando Deus fala, eles devem ouvir. Ir contra Deus significa encarar o juízo e a morte.
A Palavra de Deus é viva, transforma vidas, e é dinâmica quando opera em nós. As exigências da Palavra de Deus requerem decisões. Nós não só a ouvimos, mas deixamos que ela molde a nossa vida. Pelo fato de a Palavra de Deus ser viva, ela aplicava-se a estes cristãos judeus do século I, como também se aplica aos cristãos de hoje. A maioria dos livros pode se parecer com artefatos empoeirados colocados simplesmente sobre uma estante, mas a Palavra de Deus, reunida nas Escrituras, vibra com vida.
A Palavra de Deus penetra através da nossa fachada exterior e revela o que está em nosso interior, no mais profundo de nosso ser. A metáfora da espada de dois gumes retrata a Palavra de Deus que penetra até à divisão da alma, e do espírito... e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração, revelando o que realmente somos por dentro. Nada pode ser escondido de Deus; também não podemos nos esconder de nós mesmos, se estudarmos sinceramente a Palavra de Deus. Ela alcança o nosso interior atravessando a nossa vida exterior, assim como uma espada atravessa a pele.
Dois pensamentos são apresentados pela frase "todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos de Deus". (1) Não podemos dar desculpas, justificativas, ou razões - rodas as coisas são vistas exatamente como são. Ninguém pode enganar a Deus. (2) Somos expostos, impotentes e indefesos diante de Deus. A palavra refere-se a um golpe paralisante de um lutador que aplica uma "gravata'.
A Palavra de Deus penetra como uma espada, expondo-nos a Deus, a quem devemos explicar tudo o que fizermos. Todas as pessoas devem prestar contas a Deus, mas sem aparências exteriores ou tentativas de argumentar. Estas palavras advertem que os crentes devem tomar cuidado para não se desviarem, mas obedecerem a Deus com sinceridade. Deus é o supremo juiz. Este versículo pavimenta o caminho para a próxima seção, que descreve Jesus Cristo como o nosso Sumo Sacerdote. Com a nossa vida despida diante de Deus, estaríamos irremediavelmente perdidos sem Cristo. Pelo fato de Jesus ter tomado o nosso juízo e servido como o nosso advogado para com Deus, podemos descansar em segurança na presença de Deus.

Nenhum comentário: