AUXILIO JOVENS 4ª LIÇÃO - A TENTAÇÃO DE JESUS.

TEXTO DO DIA
(Mt 4.11)  “Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.”

4.11 Como Jesus era superior a Satanás, Satanás tinha que fazer o que Jesus lhe ordenara. Portanto, o diabo o deixou, Esse era apenas o primeiro dos muitos encontros que Jesus teria com o poder de Satanás. O fato de os anjos terem vindo e servido a Jesus não diminui a intensidade das tentações por que passou. Os anjos podem ter-lhe servido alimento (chegaram os anjos e o serviram), mas também atenderam às suas necessidades espirituais.

TEXTO BÍBLICO- Mateus 4.1-11.
SATANÁSTENTAJESUS NO DESERTO/ 4.1-11 /
Com a tentação de Jesus aprendemos que obedecer ao Senhor pode causar intensas e perigosas batalhas espirituais. Muitas vezes, nossas vitórias espirituais são invisíveis para o mundo que nos cerca. Devemos usar o poder de Deus para enfrentar a tentação, e evitar resistir a ela com nossas próprias forças.

4.1 O mesmo Espírito Santo que havia enviado Jesus para ser batizado o conduziu ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus tomou a ofensiva contra o inimigo, Satanás, dirigindo­ se ao deserto para enfrentar a tentação. Em grego, a palavra "diabo" significa "acusador" e em hebraico a palavra "Satanás" tem o mesmo sentido (4.10). Satanás é um arcanjo caído, é um ser realmente criado, ele não é um símbolo, e está lutando constantemente contra aqueles que seguem e obedecem a Deus.
A palavra "tentar" significa "colocar em teste para ver o que de bom e de mau, de força e de fraqueza" existem em uma pessoa. As tentações do diabo estavam focalizadas em três áreas essenciais: (1) desejos e necessidades físicos, (2) possessões e poder, e (3) orgulho (veja 1 João 2.15 para uma relação semelhante). Essa tentação do diabo nos mostra que Jesus era humano e lhe deu a oportunidade de reafirmar o plano de Deus para o seu ministério. Também nos dá um exemplo a seguir quando somos tentados.
4.2       E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. O hábito de jejuar era usado como disciplina espiritual para a oração e um tempo de preparação para as grandes tarefas futuras. Ao final do jejum de quarenta dias, era óbvio que Jesus estivesse faminto. Sua condição de Filho de Deus não tornava essa tarefa menos difícil e a falta de sustento levou seu corpo físico a sofrer de terrível fome e sofrimento. As três tentações mencionadas acima ocorreram quando Jesus estava com seu estado físico mais debilitado.

4.3   O tentador expressou sua tentação dizendo: Se tu és o Filho de Deus. A partícula "se" não implicava uma dúvida, pois tanto Satanás como Jesus conheciam a verdade. Satanás tentou Jesus com seu próprio poder. Como Jesus era o Filho de Deus, então Ele certamente podia transformar pedras em pães a fim de satisfazer sua fome. "O Filho de Deus não tem razão para ter fome", Satanás sugeriu. Ele queria que Jesus usasse seu poder e condição para atender suas próprias necessidades.

4.4    Fle [Jesus], porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Jesus respondeu com as palavras de Deuteronômio 8.3. Em todas as três citações de Deuteronômio (Mt 4.4,7, 1O), o contexto mostra que Israel falhou todas as vezes em cada teste. Jesus transmitiu a Satanás que embora o teste pudesse ter levado Israel a errar, isso não aconteceria com Jesus. Para verdadeiramente cumprir sua missão, Jesus precisava ser completamente humilhado. Se fizesse seu próprio pão, Ele teria mostrado que não havia desistido de todos os seus poderes, não teria se humilhado, e não teria se identificado totalmente com a raça humana. Mas Jesus se recusou, mostrando que só usaria os seus poderes em submissão ao plano de Deus.

4.5  ,6 A tentação seguinte foi realizada em Jerusalém, a sede política e religiosa da Palestina. O Templo era o centro religioso da nação judaica e o lugar onde o povo aguardava a chegada do Messias (MI 3.1). O Templo era o edifício mais elevado da área e esse pináculo era provavelmente a parede lateral que se projetava para fora da colina. Dessa vez, Satanás usou a escritura para tentar convencer Jesus a pecar. Ele citou as palavras do Salmo91.l l,12:"SetuésoFilhodeDeus,lança­ te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra''. Satanás queria testar o relacionamento de Jesus com Deus Pai para ver se a promessa de proteção divina era verdadeira. Satanás estava citando a escritura fora do seu contexto, fazendo parecer que Deus protegeria qualquer um, mesmo se essa pessoa tentasse desafiar as leis naturais. Segundo o contexto, o Salmo promete a proteção de Deus para aqueles que, embora permanecendo na vontade do Senhor, e servindo a Ele, se encontrarem em perigo. Ele não promete proteção para crises criadas artificialmente, nas quais os cristãos clamam a Deus a fim de testar o seu amor e o seu cuidado.

4.7 Jesus respondeu usando Deuteronômio 6.16: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus". Nessa passagem, Moisés estava se referindo a um incidente ocorrido durante a passagem de Israel pelo deserto, registrada em Êx 17.1-7. O povo estava sedento e pronto para se rebelar contra Moisés e voltar para o Egito se ele não lhes fornecesse água. Deus forneceu a água, mas só depois que o povo tinha tentado ao Senhor dizendo: "Está o Senhor no meio de nós, ou não?"
Jesus podia ter saltado do Templo. Deus teria enviado anjos para conduzi-lo ao solo com segurança. Mas teria sido um ridículo teste do poder de Deus e contra a sua vontade. Jesus sabia que seu Pai podia protegê-lo e também entendia que todos os seus atos estavam dirigidos à realização da missão que seu Pai lhe havia destinado, mesmo se isso quisesse dizer sofrimento e morte (o que realmente aconteceu).

4.8,9 Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse­ lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Essa experiência era provavelmente uma visão. Os reinos do mundo estão sob o domínio de Satanás Jo 12.31). Ele sabia que um dia Jesus iria reinar sobre a terra (veja Fp 2.9-11). Sua tentação era, basicamente: "Por que esperar? Posso te dar tudo isso agora!" Satanás tentou Jesus a receber o reino da terra naquele exato momento, antes de executar seu plano de salvar o mundo do pecado. Para Jesus, isso significava alcançar o prometido domínio sobre o mundo sem passar pelo sofrimento e pela morte na cruz. Satanás estava oferecendo um atalho indolor. Mas ele não entendia que o sofrimento e a morte faziam parte do plano de Deus que Jesus havia decidido obedecer.

4.10 Jesus expulsou Satanás com as palavras: "Vai-te Satanás". Se Jesus considerasse o atalho como um objetivo - reinar sobre o mundo, mas adorando Satanás - (4.9) - Ele teria transgredido o primeiro mandamento: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás" (cf. Dt 6.4,5). Jesus preferiu tomar o caminho de obedecer a Deus, pois somente assim seria capaz de cumprir sua missão, que
era trazer a salvação ao mundo.

Extraído do livro: comentário bíblico pentecostal.

Nenhum comentário: