AUXILIO JUNIORES - Os amigos que fizeram um pedido arriscado.



(MATEUS 20:21,22).
20.21 Nas cortes reais antigas, as pessoas escolhidas para se assentarem à direita e à esquerda do rei eram altamente apreciadas. A mãe de Tiago e João queria que seus filhos se sentassem ao lado de Cristo nos lugares mais importantes do reino. Todos eles compreendiam que Jesus teria um reino; no entanto, até depois da ressurreição, nenhum deles compreendia plenamente que o reino de Jesus não era deste mundo; ele não estava centrado em palácios e tronos, mas no coração e na vida de cada um dos seus seguidores.

20.22 Jesus respondeu que ao fazer um pedido tão egocêntrico, eles não sabiam o que estavam pedindo. Requisitar posições da mais alta honra significava também pedir um profundo sofrimento, pois eles não poderiam ter urna coisa sem a outra. Jesus perguntou, em primeiro lugar, se eles poderiam beber o cálice que ele havia de beber. O "cálice" a que Jesus se refere é o mesmo "cálice" que Ele mencionaria na sua oração no Getsêmani (26.39). É o cálice do sofrimento que Ele teria que beber para obter a salvação dos pecadores. O "cálice" de sofrimento de Jesus era exclusivo, e somente Ele poderia beber o "cálice" particular que traria a salvação. Jesus estava perguntando a Tiago e a João se eles estavam preparados para sofrer pelo bem do reino. Tiago e João responderam que eles podiam (eram capazes) de beber o cálice. A sua resposta pode não ter revelado valentia nem orgulho tanto quanto mostrava a sua disposição de seguir a Jesus qualquer que fosse o custo. No entanto, quando eles abandonaram a Jesus no jardim do Getsêmani, revelaram como estavam realmente despreparados para assumir a herança deste "cálice" (26.56).


MARCOS 1.19-20.  10.32-45.
1.19 Não muito longe, ao longo da praia estava outro par de irmãos. Tiago e João, companheiros de Simão Pedro (Lc 5.10). Esses homens estavam sentados em seus barcos atracados, consertando as redes. O peso de uma boa pescaria, e o esforço constante nas redes, dava a entender que os pescadores tinham que gastar muito tempo reparando suas redes e mantendo-as em boas condições.
João havia encontrado Jesus anteriormente. Em seu Evangelho, João registra tanto o seu discipulado quanto o de André junto a João Batista, e mais tarde a mudança ocorrida, quando passaram a seguir Jesus Jo 1.35- 39). Entendemos que Tiago soube a respeito de Jesus por intermédio de seu irmão, João. Esses homens estavam prontos para atender o chamado de Jesus.

1.20 Os dois pares de irmãos imediatamente deixaram para trás a vida que levavam, e embarcaram em uma aventura incrível. Com certeza, a impressão que Jesus causou neles deve ter sido notável, e a certeza de seu chamado deve ter sido forte demais para que eles o seguissem sem hesitar.

Extraído do livro novo comentário aplicação pessoal.

Nenhum comentário: