AUXILIO JUVENIS LIÇÃO 02- Quem é Deus?

"Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Os 6.3).

O versículo 3 se repete que a consequência da reconciliação é conhecimento de Deus.
Conheçamos  e prossigamos em conhecer o SENHOR. Este conhecimento não é cognitivo, mas prático. Perseguir ou buscar este conhecimento traz as bênção de Deus­ Como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia  que rega a terra. Aqui estão duas figuras fascinantes: o crepúsculo da uva renovadora. A profecia vê a saída de Jeová como o amanhecer "que " e como as chuvas no inverno e na primavera (cf. NVI) - como a chuva temporã e como  a chuva serôdia - que regam a terra. O amanhecer é o precursor dessa ( Isaias 58.8; 60.2), idéia representada pela "chuva serôdia" que molha a terra (Lv.26.4,5 ; Dt 11.14 ; 28.12). Oséias fala das primeiras e das últimas chuvas (temporãs e o bênçãos do Senhor em relação à obediência e devoção sincera. O cumprimento da promessa se dará pelo Messias (Is 35.6; 44.3; Ez 36.25-28).


Isaías 44.6-8

l. A Única Rocha é o Eterno (44.6-8) O Rei de Israel não é ninguém menos do que o seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos[...] o primeiro e[. ..] o último, e não há ninguém além dele (6). Quem pode predizer o futuro como Ele? (7). É Ele quem estabeleceu o antigo povo de Israel. E como povo, Israel tem um passado remoto e um futuro distante. Por isso, ele se torna um povo eterno. Somente o Deus de Israel é capaz de anunciar as coisas futuras e as que ainda hão de vir. Que qualquer deus pagão se equipare com isso se puder! "Não vos assombreis ou tremais. Vós sois minhas testemunhas de que, desde que anunciei e os fiz ouvir, não há outro Deus além de mim, nem Poderes para se equiparar comigo" .

Comentários extraído do livro: Comentário bíblico BEACOM.

Nenhum comentário: