Quarta - Mt 1.20,23 - Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria.


E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.
E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus conosco).

Neste domingo estaremos estudando na E.B.D .a respeito  de Jesus  Cristo , o nosso senhor e salvador.  Os versículos aqui comentado são retirado do livro comentário bíblico  aplicação pessoal, aprovado pelo conselho de doutrinas das Assembleias de Deus.

1.20 - Eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. Quando José decidiu ir adiante em seu plano, Deus interveio. A concepção de Jesus Cristo foi um acontecimento sobrenatural, portanto Deus enviou anjos para ajudar certaspessoas a compreenderem o significado do que estava acontecendo (veja 2.13, 19; Lc 1.11,26;
2.9). Nesse caso, em sonho... apareceu um anjo do Senhor a José. Na Bíblia, os sonhos funcionam como uma forma de transmitir a mensagem de Deus ao povo.
         Os anjos são seres espirituais, criados por Deus, que ajudam a executar a sua obra na terra. Eles levam a mensagem de Deus ao povo (Lc 1.26), protegem o povo de Deus (Dn 6.22), oferecem encorajamento (Gn 16.7), dão orientação (Ex 14.19), executam os castigos (2 Sm 24.16), patrulham a terra (Zc 1.9-14), e combatem as forças do mal (2 Rs 6.16-18; Ap 20.1,2). O anjo que apareceu a José era um dos mensageiros de Deus, e a finalidade de sua visita era ajudar José a resolver a sua questão com Maria.
         O anjo chamou José de filho de Davi, e isto significava que José tinha um papel especial em um evento especial. O anjo explicou que José deveria receber Maria como sua esposa, pois a criança deveria pertencer à linhagem real de Davi. José não precisaria temer receber Maria como sua esposa - a despeito das repercussões sociais que isso poderia provocar. Maria não tinha cometido nenhum pecado. O próprio Deus havia preparado essa gravidez, e este filho seria muito especial - Ele seria o Filho de Deus.

1.21 E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. O nome Jesus corresponde à forma grega de “Josué” e significa “o Senhor salva”. O infante Jesus iria nascer para salvar o seu povo dos seus pecados. Desde o início o livro explica que Jesus não iria salvar o povo do jugo de Roma, ou da tirania, nem iria estabelecer um reino na terra. Ao invés disto, Jesus iria salvar o povo do pecado.

1.22,23 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta. Através do seu Evangelho, Mateus fez citações ou alusões às Escrituras do Antigo Testamento para mostrar que Jesus veio para cumpri-las. Ele deveria se chamar Emanuel (que traduzido é: Deus conosco)segundo a previsão de Isaías 7.14. Jesus era o Deus encarnado; portanto, Ele estava literalmente “conosco”. A questão não era Jesus trazer o nome “Emanuel”, mas o Seu Nome deveria descrever o Seu papel – trazer a presença de Deus ao povo. Jesus Cristo, que é Deus (Jo 1.1), trouxe Deus à terra através do seu corpo humano - vivendo, comendo, ensinando, curando, morrendo e ressuscitando.

Nenhum comentário: