Sexta - 2 Pe 1.21 – LBA – O Espírito Santo falou por meio dos profetas e apóstolos.

porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Neste domingo estaremos estudando na E.B.D  sobre A Identidade do Espírito Santo.  Os versículos aqui comentado são retirado do livro comentário bíblico  aplicação pessoal, aprovado pelo conselho de doutrinas das Assembleias de Deus.


1.20,21 Pedro aqui escreveu sobre a revelação, a fonte de todas as Escrituras. A crença de alguém na revelação é fundamental para a fé. Os cristãos devem ser capazes de descansar na infalibilidade das Escrituras, caso contrário a sua fé não terá nenhum valor. Esta é a razão para as palavras de Pedro: A profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum. Talvez os falsos doutores estivessem negando as Escrituras ao negar a sua origem divina, dizendo que estas palavras eram meramente a interpretação dos escritores, e não a Palavra de Deus.
As Escrituras (em especial, as profecias do Antigo Testamento) não se originaram do homem, nem foram interpretadas pelos próprios profetas à medida que transmitiam as preciosas mensagens.
Pedro reafirmou a origem divina das profecias do Antigo Testamento: Os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. As Escrituras não vieram do trabalho criativo da própria invenção ou interpretação dos profetas. O mesmo Deus que falou aos discípulos na Transfiguração tinha falado aos profetas, orientando-os nos seus escritos. Deus inspirou os escritores, de modo que a sua mensagem é autêntica e confiável. Deus usou os talentos, a educação e o ambiente cultural de cada escritor (eles não estavam escrevendo ditados) e cooperou com eles, de maneira a garantir que a mensagem que Ele tinha em mente estivesse sendo fielmente transmitida por meio das palavras que eles estavam escrevendo.
Por intermédio do Espírito Santo, Deus revelou a sua pessoa e os seus planos a determinados crentes, que escreveram a sua mensagem ao seu  povo. O processo de “inspiração” faz com que as Escrituras sejam completamente confiáveis, porque Deus estava no controle da sua escrita.
As palavras da Bíblia são completamente precisas e autorizadas para a nossa fé e pata a nossa vida.
Por meio do conhecimento das Escrituras, os crentes seriam capazes de reconhecer e resistir aos falsos ensinos; por meio do conhecimento delas, eles teriam todas as ferramentas e a orientação necessária para viver para Deus.

Nenhum comentário: