Sábado - Jo 16.13 – LBA – O Espírito Santo é o Consolador.

Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

Neste domingo estaremos estudando na E.B.D  sobre A Identidade do Espírito Santo.  Os versículos aqui comentado são retirado do livro comentário bíblico  aplicação pessoal, aprovado pelo conselho de doutrinas das Assembleias de Deus.

16.13 O papel fundamental do Espírito da verdade é guiar os crentes em toda a verdade.
Com verdade Jesus se referia à verdade sobre a sua identidade, a verdade das suas palavras e a verdade sobre tudo o que iria acontecer com Ele. Com o tempo, eles iriam compreender completamente que Ele era o Filho, vindo do Pai, enviado para salvar as pessoas dos pecados que praticavam.
Mas somente depois da ocorrência destes eventos, e somente por meio da orientação do Espírito Santo, os discípulos seriam capazes de entender.
O Espírito Santo é a orientação verdadeira para todos os crentes; a sua tarefa principal é instruirmos a respeito da verdade (1 Jo 2.20).


Os discípulos não tinham recebido poder de predizer o futuro - isto é, os eventos da crucificação, ressurreição, ascensão e talvez a segunda vinda, mas o Espírito lhes anunciaria o que haveria de vir. Os discípulos não compreenderiam plenamente até que o Espírito Santo viesse depois da morte e ressurreição de Jesus. Então, o Espírito Santo iria revelar aos discípulos verdades que eles iriam escrever nos livros que agora formam o Novo Testamento.

Nenhum comentário: