Quinta - Tt 3.5 – LBA -- O Espírito Santo regenera.

não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

Neste domingo estaremos estudando na E.B.D  sobre A Identidade do Espírito Santo.  Os versículos aqui comentado são retirado do livro comentário bíblico  aplicação pessoal, aprovado pelo conselho de doutrinas das Assembleias de Deus.

3.4-6 Felizmente para nós. Deus interveio.
A benignidade e caridade (ou amor) de Deus vieram a nós na forma humana de Jesus Cristo. Com a sua morte, Ele nos salvou do nosso merecido castigo por desobedecermos a Deus. Ele ofereceu esta salvação unicamente por causa da sua misericórdia, e não por algum mérito nosso por termos feito boas obras.
Paulo resumiu o que Deus faz por nós quando nos salva. Deus lavou os nossos pecados.
Segundo a explicação que Paulo fornece, quando os crentes recebem esta lavagem da regeneração, todos os pecados, e não apenas alguns, são lavados e desaparecem. Nós ganhamos uma renovação, uma vida nova com todos os seus tesouros. O processo está completo. Nós podemos experimentar aquilo que temos de novas maneiras, mas recebemos as bênçãos de forma completa! Nós vivemos uma nova vida graças ao Espírito Santo (veja Rm 8.9-17) que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador.
As três pessoas da Trindade são mencionadas nestes versículos porque todas elas participam da obra da salvação. Com base na obra redentora do seu Filho, o Pai perdoa e envia o Espírito Santo para lavar os nossos pecados e nos renovar continuamente.

Nenhum comentário: