►ABANDONAR A DEUS

ABANDONAR (Deixar; Desertar, Trair)

Como podem as pessoas, uma vez que têm consciência de Deus, considerar a possibilidade de abandoná-lo?
LEITURA BÍBLICA: 2 Crônicas 12.1-16
VERSÍCULO-CHAVE: Sucedeu, pois, que, havendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do Senhor, e, com ele, todo o Israel. (2 Cr 12.1)
Razões pelas quais abandonamos a Deus. No auge de sua popularidade ti poder, o rei abandonou o Senhor. O que aconteceu? Frequentemente é mais difícil ser um crente nos bons momentos que nos maus. Os momentos difíceis nos levam em direção a Deus; mas os momentos de tranquilidade podem fazer com que nos sintamos autossuficientes e satisfeitos.


Consequências pessoais quando abandonarmos a Deus.

A popularidade e o poder, os dois benefícios que Roboão escolheu, a cima de Deus, foram as duas primeiras coisas que ele perdeu, quando os Egípcios  invadiram a terra. Por meio de Roboão, descobrimos o verdadeiro preço a ser pago por rejeitar a Deus. Embora Roboão confessasse posteriormente o seu pecado, o dano já havia sido feito. Ele não foi destruído, mas grande parte daquilo que era precioso para ele foi perdido. O seu Reino poderia ter sido tão glorioso como os escudos de ouro do Templo de Salomão, que os egípcios levaram. Em vez disso, ele teve que se contentar com a substituição das peças em bronze, e com um reinado insignificante.

Consequências para os outros, quando abandonamos a Deus. Não é preciso ser um rei, como Roboão, para que nossos atos afetem profundamente a vida de outras pessoas. O fato de que Roboão abandonou a Deus trouxe humilhação ao seu povo. Como a qualidade do seu relacionamento com Deus tem afetado as pessoas ao seu redor?


SENTIR-SE ABANDONADO POR DEUS E quando a nossa percepção de Deus é fraca, ou Ele parece distante?
LEITURA BÍBLICA: Êxodo 2.11-22
VERSÍCULO-CHAVE: E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele [Reuel] deu a Moisés sua filha Zípora, a qual teve um filho, e ele chamou o seu nome Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
(Êx 2.21-22)
Não devemos desistir. Para escapar à punição por matar um egípcio, Moisés fugiu para a terra de Midiã. Ele se tornou peregrino em terra desconhecida, separado de seu lar e sua família. Muitos anos se passaram até que Moisés estivesse novamente pronto a servir a Deus, mas ele confiou no Senhor em lugar de temer o rei (Hb 11.27). Frequentemente, nos sentimos abandonados ou isolados por causa de coisas que fizemos. Mas quando nos sentirmos temerosos ou isolados, não devemos desistir. Moisés não desistiu. Ele confiou que Deus o salvaria, apesar de seu sombrio passado e seu futuro aparentemente desolador.



LEITURA BÍBLICA: Jó 2.1-13
VERSÍCULO-CHAVE: Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.(Jó 2.7)

O sofrimento não significa que Deus abandonou você. Às vezes, os crentes podem, realmente, sofrer mais que os descrentes, porque aqueles que seguem a Deus às vezes se tornam os alvos especiais de Satanás. Por isso, os crentes podem ter que suportar dificuldades, perseguições ou tentações. Este foi o caso de Jó. Devemos estar preparados para os ataques de Satanás. Quando sofremos, não devemos concluir que Deus nos abandonou. Ele não abandonou Jó. A fé constante é o caminho para derrotar Satanás.


Temas Relacionados: Desespero,  Fidelidade , Confiança.

Nenhum comentário: