sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Meditação

             Meditar significa dirigir os pensamentos para alguma coisa, refletir ou ponderar sobre ela. Três palavras hebraicas são traduzidas por “meditar” ou “meditação”. Essas palavras têm em si o sentido de “considerar”, “estar em pensamento profundo”, “ponderar”, “contemplar”, “pensar”. Passagens familiares do livro de Salmos dão conta da meditação como um elo de comunicação entre Deus e uma pessoa:
             Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite (SI 1.1,2, grifo do autor). A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, quando me lembrar de ti na minha cama, e meditarem ti nas vigílias da noite (SI 63.5,6, grifo do autor).
            Marvin R. Vincent diz.- “A meditação é um falar com a própria mente” {Word Studies in the New Testament, vol. 4, 1946, p. 253). Eis como Paulo aconselha Timóteo: “Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos” (1 Tm 4.15, grifo do autor). Quanto ao sentido da palavra “meditar”, neste estudo, vemos que ela significa “ensaiar e ponderar na mente visando a um mais completo entendimento, assimilação e aplicação da verdade”.


           
Retirado do livro: Teologia Bíblica da Oração. O Espirito nos ajuda a orar.

Robert L. Brandt e Zenas J. Bicket
Todos os direitos reservados. Copyright © 2007 para a língua portuguesa da Casa
Publicadora das Assembléias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina.
Título do original em inglês: The Spirit Help Us Pray
Logion Press, Springfield, Missouri
Primeira edição em inglês: 1993
Tradução: João Marques Bentes
Revisão: Gleyce Duque

Editoração: Flamir Ambrósio

Nenhum comentário: