Terça – LBJ- Mt 11.28 - O convite de Jesus aos cansados e oprimidos.


Retirado do livro comentário bíblico BEACON.

Os versículos 28-30 estão entre os mais belos da Bíblia. Todo cristão deveria memorizá- los e então usá-los como consolo nas suas horas de tristeza ou de sofrimento.
Jesus não disse à humanidade pecadora: “Afastem-se de Mim”, mas sim Vinde a mim (28). Quem está sendo convidado? Todos os que estais cansados e oprimidos. A primeira referência era aos judeus, sob o jugo da Lei. A Lei - escrita e oral - como era interpretada e aplicada pelos rabinos, tornava-se um fardo excessivo para se carregar (23.4; At 15.10). A segunda referência clara é ao peso esmagador do pecado e da culpa do homem, sobre o seu coração. Mas o convite também cabe aos cristãos que estão cansados e fracos. Para eles, Jesus diz: Vinde a mim... e eu vos aliviarei - literalmente, “eu lhes darei descanso”, isto é, com a Minha presença.
Tomar o jugo de Cristo significa submeter-se completamente à sua autoridade. Com os rabinos, tomar o jugo de alguém significava “ir à escola de”. Assim o Mestre disse, na verdade: Vinde à minha escola e aprendei de mim (29). Jesus declarou: Eu sou manso e humilde de coração. Na verdadeira mansidão está o repouso da alma. Cristo ainda declarou: Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Este é o testemunho daqueles que aceitaram este bondoso convite. Bonhoeffer escreveu: “A graça é custosa porque ela obriga o homem a se submeter ao jugo de Cristo e a segui-lo; porém é graça, porque Jesus diz: ‘O meu jugo é suave e o meu fardo é leve’ ”!6 O segredo está em sermos cheios do Espírito de Cristo (o Espírito Santo), para que possamos dizer: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (SI 40.8). Quando os nossos corações estão cheios do amor de Deus, nós nos alegramos por fazer a Sua vontade. Alguém bem disse: “O amor suaviza todos os fardos, tornando-os leves”.
Os três imperativos aqui sugerem três temas sob o título “O repouso que Jesus nos dá”. São eles: 1) Vinde; 2) Tomai; 3) Aprendei.

Nenhum comentário: