Súplica

A súplica é o ato de fazer humildes e intensos rogos pedindo favor, especialmente a Deus. Três vocábulos hebraicos da raiz hanan são traduzidos por “súplica”. Com frequência incluem a ideia de intercessão, petição e pedido insistente. Algumas vezes esses vocábulos são traduzidos por “oração”, “pedido de misericórdia” e “solicitação de um favor”. Dois usos do vocábulo no Antigo Testamento são derivados de hanan.

       Quando o teu povo de Israel for ferido diante do inimigo, por ter pecado contra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teu nome, e orarem, e suplicarem a ti nesta casa, ouve tu, então, nos céus, e perdoa o pecado do teu povo de Israel, e torna a levá-lo à terra que tens dado a seus pais (1 Rs 8.33,34, grifo do autor).
A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei (SI 30.8, grifo do autor).
         No Novo Testamento, a palavra grega deesis, que também significa “petição”, é normalmente traduzida como “súplica” na versão Revista e Corrigida. Confira a transcrição de Filipenses 4.6, no tópico sobre “petição”. Em algumas passagens básicas sobre a oração, deesis indica um rogo mais importuno e apaixonado diante de Deus.


Extraído do livro Teologia bíblica da oração.

Robert L. Brandt e Zenas J. Bicket
Todos os direitos reservados. Copyright © 2007 para a língua portuguesa da Casa
Publicadora das Assembléias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina.
Título do original em inglês: The Spirit Help Us Pray
Logion Press, Springfield, Missouri
Primeira edição em inglês: 1993
Tradução: João Marques Bentes
Revisão: Gleyce Duque

Editoração: Flamir Ambrósio

Nenhum comentário: