Terça - At 2.33 – LBA - O batismo no Espírito Santo é resultado da obra de Cristo.

De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

O comentário abaixo foi extraído do livro comentário bíblico pentecostal.
Livro este da editora CPAD, poderá comprar no site www.cpad.com.br.


Deus derramou o Espírito. Depois de estabelecer Jesus como o Messias, que tinha de ser ressuscitado dos mortos, Pedro mostra que o Salvador foi, de fato, exaltado ao trono de Deus (v. 33). Embora ele e seus companheiros tenham visto Jesus ascender ao céu, dizer que viram Jesus desaparecer na nuvem (At 1.9) não os convenceria. Então, seu apelo é para o que a audiência viu e ouviu —Pedro e seus colegas falando em línguas, as línguas de fogo vistas sobre suas cabeças e um som como um grande vento do céu. Para Pedro, este derramamento do Espírito é a prova de que Jesus foi “exaltado [...] à destra de Deus” (ARA.), significando que Ele está num lugar de honra ao lado de Deus. Outra possível tradução é “exaltado pela destra de Deus” (RC), enfatizando o poder de Deus na exaltação de Jesus.
Tendo ascendido ao céu, “[Jesus recebeu] do Pai a promessa do Espírito Santo” . Imediatamente depois do batismo nas águas, Jesus foi cheio com o Espírito (Lc 3.21,22) e durante todo o seu ministério público foi o portador do Espírito por excelência (At 10.38). Ele não precisava do Espírito como dotação para si mesmo; mas quando Ele ascendeu ao céu, o Pai lhe deu o Espírito Santo para ser distribuído à Igreja (Haenchen, 1971, p. 183). Em consequência, Jesus, o Senhor da Igreja, derrama o Espírito Santo. Tudo o que é visto e ouvido no Dia de Pentecostes emana do Cristo ascendido. De corpo, Ele está ausente da terra, mas presente com o Pai no céu. Como o Cristo exaltado, Ele continua distribuindo aos crentes o poder do Espírito Santo e os dons que Ele recebeu do Pai.





Nenhum comentário: