Veneração

A veneração é a reverência estendida a um  ser  reconhecidamente sobrenatural. É também o ato de expressar essa reverência, admiração  ou  devoção.  Quatro palavras  do Antigo  Testamento têm o sentido de “venerar”. Essas  palavras  originais  são  traduzidas  por um grande número de palavras alternativas na língua portuguesa, incluindo “adorar” (principalmente), “servir”, “homenagear”, “prostrar-se” e “reverenciar”. Salmos 29.2 é uma típica  tradução  da  palavra hebraica chawah [ou shachah], que tem o sentido de “prostrar- se profundamente em homenagem ”:  “Dai ao  Senhor a glória devida ao seu nome; a d o r a i [venerai] o Senhor na beleza da sua santidade” (grifo do autor). A partir deste ponto, pelo fato de em português a distinção  entre  as  palavras  “veneração”  e   “adoração”  ser praticamente  inócua,  têlas-em os com o sinónimas.

Pelo menos uma dúzia de palavras gregas são traduzidas como “adoração” ou “veneração” no Novo Testamento. A palavra grega mais usada é proskuneo — “cair prostrado em reverência e     homenagem ”. Relacionada a ela está proskunetes, que significa “adorador”. Ao falar à mulher samaritana, Jesus definiu a verdadeira adoração com o um elo espiritual entre Deus e a pessoa: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23,24).
As 15 palavras e expressões anteriores representam 15 aspectos da oração. Nenhuma delas, isoladamente, abarca todo o significado dessa grande disciplina da vida cristã — a oração. Mas a com preensão de cada uma delas, tanto em particular com o em função do conjunto, aliada à prática, mostrará que uma vida de oração efetiva não somente é possível mas desejável. Revise seu domínio desses termos, alistando-os numa folha de papel e escrevendo ao lado suas respectivas definições. Em seguida, verifique se você incluiu todas as partes essenciais de cada uma dessas definições.
Há muitas perguntas concernentes à oração que ficarão sem resposta até enfrentarmos, face a face, aquEle a quem oramos. A oração bíblica inclui esforço árduo, intercessão e importunação. Mas também inclui submissão e confiança. Envolve tanto o lutar com Deus quanto o repousar pacificamente em seus braços, e também implica em argumentar e queixar-se diante de Deus — Ele compreende que somos humanos. Mas se não aprendermos o que significa ser submisso, nossas orações não poderão fazer muita coisa.
Quando você estudar as orações existentes na Bíblia e os ensinos sobre a oração, nos próximos capítulos, algumas perguntas invariavelmente surgirão. Não temos a pretensão de responder todas. Guãrde-as no coração. Peça ao Espírito que as use (bem como a quaisquer outras perguntas não respondidas acerca da oração) para levá-lo a uma vida devocional mais profunda e a uma comunhão mais íntima com aquEle que pode dar resposta a cada pergunta humana.


Extraído do livro Teologia bíblica da oração.

Robert L. Brandt e Zenas J. Bicket
Todos os direitos reservados. Copyright © 2007 para a língua portuguesa da Casa
Publicadora das Assembléias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina.
Título do original em inglês: The Spirit Help Us Pray
Logion Press, Springfield, Missouri
Primeira edição em inglês: 1993
Tradução: João Marques Bentes
Revisão: Gleyce Duque

Editoração: Flamir Ambrósio

Nenhum comentário: