Sábado - Fl 3.8 – LBJ – A perda de tudo pelo amor a Cristo.

 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.

Este texto comentário foi extraído do livro Comentário Bíblico Beacon GÁLATAS a FILEMOM – 9.


E, na verdade d. e., para tornar absolutamente clara sua posição), tenho (tempo presente) também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor (8). Cristo se tornara seu próprio Senhor pessoal e em relação à excelência (hyperechon, “incomparabilidade”, cf. BV, CH, NTLH) do conhecimento de Cristo, todas as outras coisas não são nada. Quando comparado com este bem sublimíssimo, todos os bens relativos não são dignos do nome (cf. Ef 3.19). A frase pelo qual sofri a perda de todas estas coisas (8) poderia ser traduzida por “eu fui desapossado de todas as minhas posses”, dando a entender um tempo específico quando Paulo se converteu. Talvez o apóstolo estivesse pensando no tratamento que recebeu às mãos das autoridades judaicas. E possível que tenha sido excomungado pelos judeus, renegado pela família ou que sua propriedade tenha sido confiscada. Por outro lado, ele pode estar pensando mais geralmente sobre o fato de que a submissão a Cristo significava a renúncia de tudo o que ele vinha computando (cf. G16.14). E as considero (agora) como esterco. O uso do tempo presente indica a atitude de Paulo no momento. O termo grego skybalon (esterco) não ocorre em outra parte do Novo Testamento. Significa “sedimentos”, “palhiço”, “escória” (ACF), “excremento” (BAB) ou “refugo” (AEC, CH, RA) que é rejeitado das mesas e deixado para os cachorros. A palavra é muito mais forte que mera “perda”, pois sugere que nunca mais será tocado.

         2. O Ganho de uma Pessoa Divina (3.8-10)

Em contraste com os sete itens especificamente mencionados como perda, nos versículos 8 a 11 Paulo faz uma lista de sete itens a serem ganhos, todos os quais se centralizam em torno da pessoa de Cristo. O primeiro é para que possa ganhar a Cristo (8). O tempo verbal indica o presente e o futuro. Paulo nunca está satisfeito com o seu atual conhecimento de Cristo, mas está constantemente almejando uma comunhão mais profunda com ele. Ele ganhou Cristo, mas não exauriu as insondáveis riquezas em Cristo (Ef 3.8; Cl 2.2ss.)

Nenhum comentário: