Sexta - Ap 20.1-3LBA O Milênio será instaurado por ocasião da vinda de Cristo em glória.

E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
Um anjo veio do céu com a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Em 9.1-12, um anjo tinha vindo com a chave do abismo e tinha libertado os gafanhotos como parte do quinto julgamento das trombetas. Este pode ser o mesmo anjo.

20.2,3 Diversos nomes são usados aqui para o mesmo ser - o dragão, a antiga serpente, o diabo, e Satanás (veja também 12.9, para outra lista destes nomes). O anjo prendeu Satanás, amarrou-o, e lançou-o no abismo, trancando a porta. Satanás foi aprisionado e não poderia sair até que Deus decidisse deixá-lo sair. A soberania de Deus é enfatizada novamente.
Isto descreve uma situação diferente daquela em 12.7-13. O capítulo 12 descreve a queda de Satanás do céu e a sua liberdade para vagar pela terra (12.17).
 O capítulo 20 descreve Satanás sendo removido da terra por um determinado período para que ele não engane mais as nações. Deus não prendeu o dragão como punição - algo que iria acontecer mais tarde (20.10) -, mas para impedir que ele continuasse enganando as nações. Mas, quem são “as nações”?  Parece que, na batalha do Armagedom (16.14-16; 19.19), só foram destruídos a besta, o falso profeta, os reis das nações, e os seus exércitos. A batalha do Armagedom não matou toda a população da terra. Portanto, alguns incrédulos ainda estariam vivos (os crentes estariam com Cristo, pois eles tinham feito parte do seu exército, 19.14). Satanás estará amarrado por mil anos.
Seja simbólico ou literal, este período de tempo do aprisionamento de Satanás corresponde ao período do reinado de Cristo (20.4-6).

Extraído do livro Comentário bíblico novo testamento aplicação pessoal.

Nenhum comentário: