2Cr 5.1 “Assim, se acabou toda a obra
que Salomão fez para a Casa do SENHOR; então, trouxe Salomão as coisas
consagradas de Davi, seu pai; a prata, e o ouro, e todos os utensílios, e
pô-los entre os tesouros da Casa de Deus”.
HISTÓRIA DO TEMPLO.
(1) O precursor do templo foi o
Tabernáculo, a tenda construída pelos israelitas enquanto acampados no deserto,
junto ao monte Sinai (Êx 25—27; 30; 36—38; 39.32—40.33). Após entrarem na terra
prometida de Canaã, conservaram esse santuário móvel até os tempos do rei
Salomão. Durante os primeiros anos do reinado deste, ele contratou milhares de
pessoas para trabalharem na construção do templo do Senhor (1Rs 5.13-18). No
quarto ano do seu reinado, foram postos os alicerces; sete anos mais tarde, o
templo foi terminado (1Rs 6.37,38). O culto ao Senhor, e, especialmente, os
sacrifícios oferecidos a Ele, tinham agora um lugar preciso na cidade de
Jerusalém (ver o estudo A CIDADE DE JERUSALÉM).
(2) Durante a monarquia, o templo passou
por vários ciclos de profanação e restauração. Foi saqueado por Sisaque do
Egito durante o reinado de Roboão (12.9) e foi restaurado pelo rei Asa (15.8,
18). Depois doutro período de idolatria e de declínio espiritual, o rei Josias
fez os reparos na Casa do Senhor (24.4-14). Posteriormente, o rei Acaz removeu
parte dos ornamentos do templo, enviou-os ao rei da Assíria como meio de
apaziguamento político e cerrou as portas do templo (28.21, 24). Seu filho,
Ezequias, voltou a abrir, consertar e purificar o templo (29.1-19), mas esse
foi profanado de novo pelo seu herdeiro, Manassés (33.1-7). O neto de Manassés,
Josias, foi o último rei de Judá que fez reparos no templo (34.1, 8-13). A
idolatria continuou entre seus sucessores, e finalmente Deus permitiu que o rei
Nabucodonosor de Babilônia destruísse totalmente o templo em 586 a.C. (2Rs
25.13-17; 2Cr 36.18,19).
(3) Cinquenta
anos mais tarde, o rei Ciro autorizou o regresso dos judeus de Babilônia para a
Palestina e a reconstrução do templo (Ed 1.1-4). Zorobabel dirigiu as obras da
reconstrução (Ed 3.8), mas sob a oposição dos habitantes daquela região (Ed
4.1-4). Depois de uma pausa de dez ou mais anos, o povo foi autorizado a
reiniciar as obras (Ed 4.24—5.2), e em breve o templo foi completado e dedicado
(Ed 6.14-18). No início da era do NT, o rei Herodes investiu muito tempo
e dinheiro na reconstrução e embelezamento de um segundo templo (Jo 2.20). Foi
este o templo que Jesus purificou em duas ocasiões (ver Mt 21.12,13; Jo
2.13-21). Em 70 d.C., no entanto, depois de frequentes rebeliões dos judeus
contra as autoridades romanas, o templo e a cidade de Jerusalém, foram mais uma
vez arrasados, ficando em ruínas.
O SIGNIFICADO DO
TEMPLO PARA OS ISRAELITAS. Sob muitos aspectos, o templo tinha o mesmo
significado para os israelitas que a cidade de Jerusalém (ver o estudo A
CIDADE DE JERUSALÉM). (1) Simbolizava a presença e a proteção do Senhor
Deus entre o seu povo (cf. Êx 25.8; 29.43-46). Quando ele foi dedicado, Deus
desceu do céu e o encheu da sua glória (7.1,2; cf. Êx 40.34-38), e prometeu que
poria o seu Nome ali (6.20, 33). Por isso, quando o povo de Deus queria orar ao
Senhor, podia fazê-lo, voltado em direção ao templo (6.24, 26, 29, 32), e Deus
o ouviria “desde o seu templo” (Sl 18.6). (2) O templo também representava a
redenção de Deus para com o seu povo. Dois atos importantes tinham lugar ali: os
sacrifícios diários pelo pecado, no altar de bronze, (cf. Nm 28.1-8; 2Cr 4.1) e
o Dia da Expiação quando, então, o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo a
fim de aspergir sangue no propiciatório sobre a arca para expiar os pecados do
povo (cf. Lv 16; 1Rs 6.19-28; 8.6-9; 1Cr 28.11). Essas cerimônias do templo
relembravam aos israelitas o alto preço da sua redenção e reconciliação com
Deus. (3) Em tempo algum da história do povo de Deus, houve mais de uma morada
física ou habitação de Deus. Isso demonstrava que há um só Deus — o Senhor
Jeová, o Deus dos israelitas, segundo o concerto. (4) Todavia, o templo não
oferecia nenhuma garantia absoluta da presença de Deus; simbolizava a presença
de Deus somente enquanto o povo rejeitasse todos os demais deuses e obedecesse
à santa lei de Deus. Miquéias, por exemplo, verberava contra os lideres do povo
de Deus, por sua violência e materialismo, os quais ao mesmo tempo, sentiam-se
seguros de que nenhum mal lhes sobreviria enquanto possuíssem o símbolo da
presença de Deus entre eles: o templo (Mq 3.9-12); profetizou que Deus os
castigaria com a destruição de Jerusalém e do seu templo. Posteriormente,
Jeremias repreendeu os idólatras de Judá, porque se consolavam mediante a
constante repetição das palavras: “Templo do SENHOR, templo do SENHOR,
templo do SENHOR é este” (Jr 7.2-4, 8-12). Por causa de sua conduta
ímpia, Deus destruiria o símbolo da sua presença —o templo (Jr 7.14,15).
Deus até mesmo disse a Jeremias que não adiantava ele orar por
Judá, porque Ele não o atenderia (Jr 7.16). A única esperança deles era
endireitar os seus caminhos (Jr 7.5-7).
O SIGNIFICADO DO TEMPLO PARA A IGREJA CRISTÃ. A
importância do templo no NT deve ser considerada no contexto daquilo que
o templo simbolizava no AT.
(1) O próprio Jesus, assim como os profetas do AT, censurou
o uso indevido do templo. Seu primeiro grande ato público (Jo 2.13-17) e o seu
último (Mt 21.12,13) foram expulsar do templo aqueles que estavam pervertendo o
seu verdadeiro propósito espiritual (ver Lc 19.45 nota).
Passou a predizer o dia em que o templo seria completamente
destruído (Mt 24.1,2; Mc 13.1,2; Lc 21.5,6).
(2) A igreja primitiva em Jerusalém estava frequentemente no
templo à hora da oração (At 2.46; 3.1; 5.21, 42). Assim faziam segundo o
costume, sabendo, contudo, que esse não era o único lugar onde os crentes
podiam orar (ver At 4.23-31). Estêvão, e posteriormente Paulo, testemunharam
que o Deus vivo não poderia ser confinado a um templo feito por mãos humanas
(At 7.48-50; 17.24).
(3) A ênfase do culto, para os cristãos, transferiu-se do templo
para o próprio Jesus Cristo. É Ele, e não o templo, quem agora representa a
presença de Deus entre o seu povo. Ele é o Verbo de Deus que se fez carne (Jo
1.14), e nEle habita toda a plenitude de Deus (Cl 2.9). O próprio
Jesus
declara ser Ele o próprio templo (Jo 2.19-22). Mediante o seu sacrifício na
cruz, Ele cumpriu todos os sacrifícios que eram oferecidos no templo (cf. Hb
9.1—10.18). Note também que na sua fala à mulher samaritana, Jesus declarou que
a adoração dentro em breve seria realizada, não num prédio específico, mas “em
espírito e em verdade”, i.e., onde as pessoas verdadeiramente cressem na
verdade da Palavra de Deus e recebessem o Espírito de Deus por meio de Cristo
(ver Jo 4.23 nota).
(4) Posto que Jesus Cristo personificou em si mesmo o significado
do templo, e posto que a igreja é o seu corpo (Rm12.5; 1Co 12.12-27; Ef
1.22,23; Cl 1.18), ela é denominada “o templo de Deus”, onde habita Cristo e o
seu Espírito (1Co 3.16; 2 Co 6.16; cf. Ef 2.21,22). Mediante o seu Espírito,
Cristo habita na sua igreja, e requer que o seu corpo seja santo. Assim como no
AT, Deus não tolerava qualquer profanação do seu templo, assim também
Ele promete que destruirá quem destruir a sua igreja (ver 1Cr 3.16,17 nota),
para exemplos de corrupção e destruição da igreja por pessoas.
(5) O Espírito Santo não somente habita na igreja, mas também no
crente individualmente como seu templo (1Co 6.19). Daí, a Bíblia advertir
enfaticamente contra qualquer contaminação do corpo humano por imoralidade ou
impureza (ver 1Co 6.18,19 notas).
(6)
Finalmente, note que não há necessidade de um templo na nova Jerusalém (Ap
21.22). A razão disso é evidente. O templo era apenas um símbolo da presença de
Deus entre o seu povo, e não a plena realidade. Portanto, o templo não será
necessário quando Deus e o Cordeiro estiverem habitando entre o seu povo: “o
seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro” (Ap 21.22).
Extraído da BEP.
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