É praticamente um consenso
entre a erudição bíblica que os textos acima citados referem-se à apostasia ou queda da fé. Porém, antes de analisar essas passagens bíblicas,
algumas definições são necessárias. Para a Enciclopédia Judaica, o termo apostasia é aplicado às pessoas
que desertaram da fé, trocando a sua adoração por outra.1 De acordo com Katharine Doob
Sakenfeld,
"A palavra apostasia deriva do grego apostasia,
que significa 'um afastar-se de' ou 'rebelar-se'. Embora originalmente
essa palavra se referia a uma rebelião política ou militar, durante o império
greco-romano também veio a significar rebelião religiosa".
O substantivo apostasia aparece em Atos 21.21 e em
2 Tessalonicenses
2.3. Já o verbo aphistemi, de onde se originou apostasia, é traduzido pelo léxico de Thayer como cair, tornar-se infiel a Deus.3 Nesse senti do, é usado em 1 Timóteo
4.1 como referência àqueles que haveriam de apostatar da fé. Em Hebreus 3.12, o verbo aphistemi aparece no infinitivo
aoristo com o sentido de cair, deixar,
afastar.
O léxico de Kittel destaca que,
em Hebreus 3.12, é usado expressamente acerca do declínio religioso em relação
a Deus. Nesse aspecto, o oposto de apostasia é dado pelo autor de Hebreus em 3.14:
"Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o
princípio da nossa confiança até ao fim". O léxico de Bauer destaca que o termo aphistemi é muitas vezes usado na
LXX, principalmente com o sentido de "cair diante de Deus",
destacando que, em Hebreus 3.12, seu sentido é o de "cair" e
"apostatar". Das
mais de 160 ocorrências de aphistemi na
Septuaginta, 28 delas são claramente associadas à apostasia religiosa promovida
por Jeroboão, filho de Nebate, e os reis que o seguiram. No Novo
Testamento, o termo ocorre 14 vezes, sendo um deles de uso paulino (1 Tm 4.1),
e o outro do autor de Hebreus
(Hb 3.12). Nessas duas últimas referências, o contexto sugere um sentido de uma
apos tasia religiosa nos moldes do Antigo Testamento. Não exatamente na forma,
mas, sim, nos princípios que a motivaram. Além
desse vocábulo grego, há muitos outros usados na Bíblia para referir-se à
apostasia. A obra The New lnterpreter's Dictionary of the Bible destaca que a apostasia,
descrita comumente pelos termos hebraico (meshuvah)
e grego (apostasia), é
descrita de várias formas nas Escrituras:
"A Bíblia relata numerosos casos de
apostasia, embora sem usar o vocabulário hebraico e grego acima mencionado; por
exemplo, a 'rebelião' de Saul (1 Sm 15.22-23) e aqueles que foram 'iluminados', mas que 'caíram' (Hb 6.4-6)".
De início, é bom lembrar que a apostasia não é um pecado qualquer,
nem tampouco um tropeço que o cristão teve na sua caminhada. Não é um mero
desvio moral ou acidente espiritual. Fritz Laubach define como "uma
ruptura completa da vida com Jesus, o abandono da verdade divina
experimentada".
O expositor 1. Howard
Marshall define como: "Negação da fé por aqueles que antes a
sustentavam". De
forma semelhante, o expositor Merril F. Unger define a apostasia como "um ato de um cristão, que, consciente e
deliberadamente, rejeita a verdade revelada da divindade de Cristo (1 Jo 4.1-3)
e a redenção mediante seu sacrifício expiatório" (Fp 3.18; 2 Pe 2.1)u. Em seu comentário sobre Hebreus, o expositor
Adam Clarke, quando comenta sobre o apóstata, diz que ele é:
"alguém que rejeita completamente a
Jesus e seu sacrifício e renuncia a todo o sistema evangélico. Isso nada tem a
ver com os desviados no uso comum do nosso termo. Um homem pode cair
repentinamente em uma falta ou ainda deliberadamente andar em pecado e, porém,
não rejeitar o evangelho nem negar ao Senhor que lhe comprou. Sua situação é temerária
e perigosa, mas não sem esperança. O único caso sem esperança é o do apóstata
deliberado, que rejeita o evangelho depois de haver sido salvo pela graça ou
convencido da verdade do evangelho. Para o tal, já não resta mais sacrifício
pelo pecado, porque já
houve um, o de Jesus, e ele o rejeitou por completo".
Extraído do
livro: A supremacia de Cristo , Fé, esperança e ânimo na
carta aos Hebreus.
José
Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário