CLASSE ADOLESCENTES- INFLUENCIANDO A SOCIEDADE

EXTRAÍDO DO LIVRO COMETÁRIO APLICAÇÃO PESSOAL. 


5.13    A pergunta de Jesus: "Se o sal for insípido, com que se há de salgar?" não requer uma resposta, pois todos sabem que, uma vez que o sal se deteriora, já não pode mais ser usado para conservar os alimentos. Assim como o sal conserva e realça o melhor sabor dos alimentos, os crentes devem ser o sal da terra e influenciar as pessoas positivamente. Jesus disse aos seus discípulos que se quisessem fazer a diferença no mundo, também teriam que ser diferentes do mundo. Deus iria considerá-los responsáveis por manter a sua "salinidade" (isto é, a sua utilidade). Devemos ser diferentes se quisermos fazer a diferença.

5.14    "Vós sois a luz do mundo". Assim como o sal faz a diferença no alimento das pessoas, a luz faz a diferença no seu ambiente. Mais tarde, Jesus explicou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" Jo 8.12). Os discípulos de Cristo devem viver para Cristo, brilhando como "uma cidade edificada sobre um monte'', de forma que todos possam vê­ los. Deverão ser como luzes em um mundo escuro, mostrando claramente como Cristo é.   Como Jesus Cristo é a luz do mundo, os seus seguidores devem refletir a Sua luz.

5.15   Não "se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa". As pessoas colocam as luzes sobre pedestais ou em locais mais elevados, para que elas possam fornecer o seu brilho e calor. Os discípulos deveriam continuar a refletir a luz do seu Mestre, pois Ele é a Luz do mundo. Eles não deveriam tentar ocultar a sua luminosidade, como se tivessem acendido uma lâmpada para depois escondê-la. Ser discípulo de Cristo significa difundir a luz a todos aqueles com quem tivermos contato.

5.16 ''Assim'' como a luz brilha a partir de um pedestal, os discípulos de Cristo devem deixar sua luz brilhar perante os outros... "para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus". Jesus deixou bem claro que não haveria nenhum erro quanto à fonte das boas obras de um crente. A luz do crente não brilha para ele mesmo; essa luz deve ser refletida em direção ao Pai, levando as pessoas a Ele. 

Nenhum comentário: