RETIRADO DA LBM DIGITAL CPAD.
Vivemos
um momento de extremos em nosso país. Uns defendem a pena de morte. Outros são
contra. O Brasil é um país que não tem uma tradição de pena capital
institucionalizada. Por isso, ninguém sabe o que poderia acontecer caso um dia
essa modalidade de punição fosse estabelecida em nosso arcabouço legal. Porém,
é importante afirmar que em nosso país, conforme a Constituição Federal, a
proibição da pena capital consta como clausula pétrea, isto é, um princípio que
jamais pode ser removido do texto constitucional, salve quando a sociedade
resolver elaborar outro documento constitucional; só então, a proibição poderá
ser removida.
Ainda
assim, não são poucas as pessoas que dedicam energia quanto à militância da
causa. O motivo muitas vezes é a sensação de injustiça e de impunidade. Por
isso, como ensinadores da Palavra de Deus, o nosso desafio é conceber a ideia
de como o seguidor de Cristo deve se posicionar em relação ao assunto: o crente
pode ser a favor da pena de morte? É possível conciliar o ensino de Jesus com a
prática da eutanásia?
Caro
professor, prezada professora, esses dois assuntos são bem sérios. O
comentarista da lição trouxe uma explicação bem equilibrada sobre eles. Nesse
espaço, priorizamos o da pena capital. Em primeiro lugar, é preciso reconhecer
que as Escrituras Sagradas não normatizam o assunto. Embora tenhamos o
desenvolvimento da pena capital no Antigo Testamento, bem como as exceções
disponíveis no documento antigo, temos o problema da aplicação de uma lei de um
estado teocrático para os nossos dias. Em segundo lugar, embora o apóstolo
Paulo reconheça a pena capital como medida legítima do estado romano para punir
os fora da lei, ele não normatiza a prática em o Novo Testamento. Ainda temos o
exemplo de Jesus Cristo, que perdoou a mulher adúltera, ao fi m do sofrimento
dEle na cruz, o Mestre rogava: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”
(Lc 23.34). Se há um
assunto que é normatizado ao longo das Escrituras, e chancelado pelo nosso
Senhor, é o de promover o perdão.
O
perdão está no âmago da mensagem cristã (Mt 5.38-48; 18.21-35). O perdão dos nossos pecados nos
trouxe a salvação. Por isso, não podemos perder de vista essa maravilhosa
verdade acerca do perdão. Entretanto, não nos insurgimos contra a legitimidade
de o Estado implementar esse estágio de punição, mas pontuamos que não é
coerente ao crente ser um militante dele.
ÉTICA
CRISTÃ,
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