Lição 9: ÉTICA CRISTÃ E PLANEJAMENTO FAMILIAR

RETIRADO DA LBM DIGITAL  CPAD.
Na lição desta semana, algumas afirmações precisam ser feitas no sentido de levar nossos irmãos a não terem uma posição que em nada honre as Escrituras. Ao longo de toda a lição, é importante destacar estas verdades: (1) o mandamento de Deus para a procriação é geral e não específico; (2) o Planejamento Familiar não é assassinato de crianças; (3) a Procriação não é o único propósito do sexo.
O mandamento de Deus para a procriação é geral e não específico
O livro do Gênesis mostra com clareza a generalidade do mandamento ao ser humano de se multiplicar. Não se trata de um mandamento individual e específico para cada casal ter filhos de maneira ilimitada. Ainda, as Sagradas Escrituras admitem a vida piedosa de quem não é casado (1 Co 7.17), ou que seja celibatário voluntariamente (Mt 19.12), ou que pratique a abstinência sexual por um período (1 Co 7.5). Ora, nesse sentido, não há razões bíblicas que impliquem na proibição de o casal planejar a vinda de uma criança ao mundo.
O Planejamento Familiar não é aborto
Seria desnecessário dizer que o planejamento familiar não é controle de natalidade. Mas, infelizmente, muitos confundem essas duas expressões. Por isso, é importante afirmar que o planejamento familiar não é controle de natalidade. Em países em que há a política de controle de natalidade, há sim maior disponibilidade para se assassinar crianças ainda no ventre da mãe. Nesse aspecto, algumas diferenças abissais do planejamento familiar em relação ao controle de natalidade são: enquanto que no controle de natalidade a política sempre é do Estado, no planejamento familiar a decisão compete à consciência de cada casal; enquanto no controle de natalidade há a porta para o aborto, no planejamento familiar trabalha-se com a prevenção à gestação por um período de tempo; enquanto que a política de controle de natalidade é imposta, o planejamento familiar é consciente e voluntário. A procriação não é o único propósito do sexo
É verdade que a procriação seja um propósito básico e natural do sexo, mas não o único. Deus criou o sexo também com o propósito de união e recreação do casal. O prazer entre os cônjuges é uma sedimentação do amor que levou a ambos se unir diante de Deus e dos homens em casamento. Desfrutar ativamente da vida sexual com o cônjuge amado é uma bênção de Deus.


Nenhum comentário: