/º - Tendo
sido iluminado (particípio grego: photisthentas).
Primeiramente, o autor de Hebreus mostra que o apóstata é alguém que
anteriormente foi iluminado, mas
renegou a sua nova vida em Cristo. O expositor Neil R. Lightfoot
observa que essa iluminação é uma referência à conversão. De
fato, o autor novamente usa esse mesmo termo em Hebreus 10.32 para referir-se à experiência
da conversão: "Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta
e sofrimentos" (ARA). Aqui, o iluminado era
alguém que se convertera e que, portanto, fazia parte da igreja. Por outro
lado, o escritor Gerald F. Hawthorne busca na patrística, e não no contexto
imediato de Hebreus, que "iluminados" seria uma referência ao
sacramento do batismo, e não à conversão. Do mesmo modo, ele defende
que a expressão "provaram o dom celestial" significaria que os
crentes sobre os quais o autor de Hebreus refere-se teriam participado da ceia. A fraqueza
dessa tese é que ela exporta para dentro do texto sentidos que são estranhos ao
mesmo. O expositor Leon Morris destaca que, embora o termo
"iluminado" seja usado neste sentido no segundo século, esse é,
todavia, um uso tardio. Segundo Morris, o termo é mais bem interpretado "à
luz do uso geral pelo qual aqueles admitidos à fé cristã são trazidos para
aquela luz que é 'a luz do mundo' (Jo 8; 12; ver 2 Co 4.6, 2 Pe 1.19)". Assim como
Morris, o Comentário Bíblico São
Jerônimo destaca que o entendimento mais natural é ver "iluminados"
como uma referência à iluminação dada pela fé em Cristo (2
Co.4.6) e "provaram o dom celestial" como uma metáfora de provar a
salvação trazida por Jesus (Rm 5.15; 2 Co 9.15). Esse sentido é visto também
pelo expositor William Lane, que destaca: "essas pessoas [Hb 6.4-6] haviam
testemunhado 'o fato de que a salvação era a realidade inquestionável em suas
vidas"'.
Extraído do
livro: A supremacia de Cristo , Fé, esperança e ânimo na
carta aos Hebreus.
José
Gonçalves.
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