Lição 11: ÉTICA CRISTÃ, VÍCIOS E JOGOS

RETIRADO DA LBM DIGITAL  CPAD.
Até a conclusão deste artigo, havia um projeto de lei que dispunha sobre a liberação da exploração de jogos de azar (bingos, cassinos, jogo do bicho) no Brasil, é o PL 186/2014. Quem conhece um pouco a realidade do ambiente de jogos de azar, ou porque os frequentou numa vida pregressa, ou ainda segue atento a coberturas policiais na grande mídia, sabe que quem está por de trás dessas jogatinas são criminosos, narcotraficantes, pessoas que você não teria coragem de frequentar as casas delas. É gente perigosa, que não perde em nada para o antigo ambiente do Cartel de Medelín, na Colômbia. É algo muito grave que está em curso no Congresso.
Outra tentativa absurda, que vai contra a dignidade da pessoa, é a intensa e sistematicamente “luta” a favor da liberação das drogas. Não bastando o impacto social do uso do álcool e do cigarro, agora há os que defendem e militam pela legalização do consumo de drogas em nível nacional. A ideia é repassar para o poder público, e a sociedade, o ônus de lidar com as consequências de escolhas individuais, mas que provocam impactos gigantescos coletivos, mesmo sabendo que o que está por trás de todo esse fenômeno é uma indústria poderosa do crime. Uma tragédia anunciada!
Liberação dos jogos de azar, das drogas e o consumo intenso do álcool e do cigarro nos mostram que a sociedade caminha a passos largos para a degradação individual e institucionalizada. Aqui, estamos falando de uma degradação diferente do que estamos acostumados a ver no poder político ou em outras instituições, refiro-me à degradação da vida interior que atinge de morte a família. Jogos de azar, drogas e álcool são combinações que atingem funestamente a família, única célula que consegue ainda resistir aos absurdos sociais praticados em nosso país.
Em Apocalipse 22, a Palavra de Deus diz que nesses últimos dias o quadro seria este: “Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda” (v.10). Entretanto, há uma exortação para os que estão em Cristo Jesus vivendo estes últimos dias: “quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda” (v.10). Os fiéis do Corpo de Cristo ainda são a resistência do Reino de Deus no mundo. Não temos a pretensão de resolver os problemas do mundo, mas podemos proteger nossa casa, proteger nossa igreja local e resistir ao “espírito desse mundo”.


Nenhum comentário: