CLASSE PRIMÁRIOS - L 11 - JESUS É PODEROSO!



LUCAS 4. 38,39.
COMENTÁRIO EXTRAÍDO DO LIVRO APLICAÇÃO PESSOAL.


JESUS CURA A SOGRA DE PEDRO E MUITAS OUTRAS PESSOAS/ 4.38-41 /
Depois de seu confronto com o demônio em Cafarnaum, Jesus demonstrou o seu poder sobrenatural de curar os enfermos, curando a febre da sogra de Pedro. Assim, ao pôr-do-sol, os doentes e os endemoninhados acorreram a Jesus, procurando a sua atenção. Quase como uma reflexão posterior, Lucas observou que Jesus ordenava que os demônios não o identificassem. O seu objetivo era não chamar atenção sobre si mesmo, mas atender as verdadeiras necessidades de outros.

4.38 Jesus deixou a sinagoga e entrou na casa de Simão. Simão era outro nome de Pedro. Obviamente, Jesus tinha encontrado alguns dos homens que seriam seus discípulos. Lucas não escreveu sobre o encontro, mas Mateus e Marcos registraram a convocação de Jesus aos quatro primeiros discípulos (Mt 4.18-22; Me 1.16-20).
A sogra de Simão Pedro estava  enferma com muita febre. Não há menção de uma doença específica, mas uma febre do tipo da malária era comum nesta região devido aos pântanos próximos à luz do rio Jordão. A palavra grega para "febre'' na forma de substantivo  é também a palavra para "fogo''; assim, ela estava ardendo com uma forte febre. A reputação de cura de Jesus tinha se espalhado tanto que os que estavam com Ele sabiam exatamente o que fazer. Eles rogaram-lhe que a curasse.

4.39Jesus "repreendeu'' a febre, e esta a deixou. O poder e a autoridade de Jesus novamente foram enfatizados quando Lucas ressaltou o que Jesus fez com uma única palavra. Jesus curou a sogra de Simão (Pedro) tão completamente que não somente a febre a deixou, mas a sua força lhe foi devolvida e ela, levantando-se logo, servia-os. A sua cura foi tão completa como se ela nunca tivesse estado doente.

Nenhum comentário: