EXTRAÍDO DO LIVRO COMENTÁRIO BEACON.
João foi surpreendido por uma visão
impressionante. Quando se inclinou (parakupsas
)6 para olhar o interior, viu no chão os
lençóis [panos]; todavia, não entrou (5). A recompensa por haver
vencido a corrida era mais que ampla, pois ele vira a segunda evidência da
ressurreição, os lençóis. Quando Pedro chegou, mantendo-se fiel à sua
natureza impulsiva, imediatamente entrou no sepulcro. No interior, Pedro e
João, que o seguiu (8), puderam ver algo mais. Não viram apenas os lençóis, mas
também que o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus não estava com os
lençóis, mas enrola do, num lugar à parte (7).
Macgregor diz que a palavra "enrolado" significa "torcido como
um turbante, como se tivesse sido colocado ao redor da cabeça".
Qual foi o significado de todas estas
coisas? Havia três evidências da ressurreição que eram cumulativamente
convincentes. Primeiro, a pedra fora removida da entrada (1). Em segundo lugar,
a maneira ordenada com que estavam dispostos os lençóis. Na verdade, se a
primeira suspeita de Maria, de que alguém tivesse levado o Senhor (2), tivesse
sido correta, não haveria nenhum lençol ali, porque todos teriam sido levados
com o corpo. Macgregor observa: "Toda a linguagem parece ter sido
cuidadosamente escolhida para sugerir que o corpo físico de Jesus havia se
tornado um corpo ressuscita do e 'glorificado' sem mover os lençóis, que
simplesmente ficaram dentro do sepulcro em suas posições originais". A
terceira evidência, não mencionada especificamente, mas evidente em todas as
partes, era a ausência do corpo do Senhor - o sepulcro vazio.
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