As marcas de uma Igreja atraente



         A marca identifica o produto, seu conteúdo, peso, origem, validade. Ao estudarmos o livro de Atos dos Apóstolos, vemos que a Igreja em Jerusalém tornou-se uma referência por ser reconhecida como uma Igreja fiel. Entre os muitos textos bíblicos, vemos isso em Atos 4.32,33, que diz: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”; e também em Atos 9.31: “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo”.
         Vejamos algumas das marcas visíveis na Igreja de Jerusalém que devem ser imitadas por nós:
1- Igreja comprometida com a Palavra (At 2.42). A doutrina esposada pelos apóstolos representava a ortodoxia que orientava o conteúdo da fé. A Igreja não pode e nem deve andar fundamentada em doutrina de homens, mas sempre alicerçada na Palavra de Deus. A Igreja não anda às escuras, mas a luz da Verdade deve brilhar no seu seio.
2- A Igreja desfrutava da profunda comunhão entre todos (At 2.44,45). Uma Igreja jamais poderá crescer se não houver comunhão entre seus membros. O amor é a evidência do verdadeiro discípulo de Jesus. Os crentes estavam juntos: na comunhão, no partir do pão, nas orações, no pentecostes. Eles partilhavam a vida e os bens. Um agradável lugar onde se ouvia Deus falar desfrutava do amor de Deus e dos milagres que Ele fazia.
 3- A Igreja era bem vista pela sociedade (At 2.47). O povo respeitava os apóstolos e os crentes. O testemunho de todos era irrepreensível. Quando novos crentes chegavam eram bem recebidos, a simpatia e o amor acolhedor era uma referência entre todos (Rm 15.7).
 4- Uma Igreja que transbordava alegria e felicidade (At 2.46,47). Os crentes traziam no semblante a alegria do coração. O sorriso nos lábios era a revelação da confiança em Jesus. Quando surgiam dificuldades, todos participavam orando, buscando de Deus solução. Verdadeiramente a vida de Deus transbordava na vida da Igreja.
 5- Uma Igreja cheia do Espírito Santo (At 2.4,38). Porque somos crentes, o Espírito Santo está em nós, porém, não são todos os que estão cheios do Espírito Santo. São muitos os que crêem, mas não são todos batizados com o Espírito Santo.
         Uma Igreja cheia do Espírito Santo cresce todos os dias (At 2.47. 2.41. 4.4. 9.33-35). Em Jope (At 9.42), em Cesréia (At 10.44), em Antioquia da Síria ou Pisídia (At 13.44-48). É essa a sua Igreja?

Autor:

Pastor José Wellington Bezerra da Costa é presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e membro da diretoria do Comitê Mundial das Assembleias de Deus.

Nenhum comentário: