Bondade versus Homicídio
Facilmente podemos dizer que a palavra
bondade fala de alguém que é indulgente, benevolente, de bom caráter, mas essa
definição seria simplista demais e não esgotaria a realidade da palavra
bondade. E difícil conceituar a palavra bondade, isso porque ela tem diversos
sentidos. Posso falar de bondade no sentido de qualidade e capacidade; existem
pessoas que são boas em algumas coisas, outras não; uns são bons no trabalho,
igreja,
mas
não em casa com sua família. Para não complicar a situação, o melhor é saber
que a bondade perfeita está em Deus, enquanto no homem sua bondade é relativa,
uma vez que pode ser a carne ou o Espírito que esteja no controle.
O pastor Stanley Horton, falando sobre a
bondade escreve:
A
bondade dá a ideia do desenvolvimento de um caráter bom, reto, fidedigno, sem
deixar de ser generoso e amigável com o próximo. E isso que nos transforma na
nobreza de Deus.
A
melhor maneira de descrevê-lo é sermos semelhante a Jesus. (Ele incorporou todo o fruto do Espírito e, sua vida e
ministério). (HORTON, 1993, p. 194)
Analisando duas virtudes do fruto do
Espírito a benignidade e bondade, notamos que há muita semelhança entre ambas.
No entanto, podemos fazer distinção entre essas duas palavras da seguinte
maneira: a benignidade está relacionada com a qualidade, com o sentimento.
Bondade aponta para a vida prática. A benignidade
fala de um cristão que tem um coração puro, sempre deseja fazer o bem, e no
momento em que ele põe em prática o que há no coração, está praticando bondade.
Para entendemos melhor essa colocação, veja o que diz o Dicionário Bíblico
Wycliffe: BONDADE. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, dois elementos
aparecem em particular: uma bondade que se baseia na misericórdia (hesed,
chrestotes), e uma que se baseia na bondade moral de Deus (tob, agathosune).
Desta maneira, em algumas ocasiões, a bondade de Deus é manifesta: “A terra está cheia da bondade do Senhor” (SI
33.5, cf. SI 52.1; 107.8); “Desprezas tu as riquezas de sua benignidade
[bondade]...
ignorando que a benignidade de Deus leva ao arrependimento?” (Rm 2.4). Em
outras ocasiões, a perfeição e a bondade de Deus vêm à tona (Nm 10.32; SI 16.2;
23.6; Gl 5.22; 2 Ts 1.11). Um dos frutos do Espírito é a bondade (iagathosune)
no sentido de santidade e da justiça cristã (Gl
5.22).
Isso está de acordo com o objetivo da nossa vida cristã, que é o de sermos
semelhantes ao nosso Pai Celestial,tanto em caráter quanto em atitude, assim
como Cristo nos ensinou no Sermão do Monte (Mt 5.48). (2009, p. 322)
Na praticidade existente entre benignidade
e bondade, uma apontando para o coração,
emoção, sentimento em querer o bem, elas estiveram presentes no ministério de
Jesus Cristo, em sua ação prática em querer zelar a casa de Deus Ele evidenciou
bondade (Mt 21.13), mas mostrou um coração benigno ao perdoar a pecadora (Lc
7.37.50).
A palavra bondade {agathosune) aparece
poucas vezes no Novo Testamento, apenas três vezes, no grego clássico nenhuma
vez. Podemos dizer que a palavra grega agathosune, ainda com seu pouco aparecimento,
fala de bondade, que pode ser entendida no seu aspecto geral como aquilo que é
bom, fazendo oposição ao que é ruim, mau.
Dentro do Antigo Testamento, seguindo a
Septuaginta, a bondade é descrita da seguinte maneira: a) Oposição entre o mal
(SI 52.3).
b)
Prosperidade nesta vida (Ec 7.15).
c)
Benefício para a vida (Ec 4.8).
d)
Generosidade divina (Ne 9.25.35).
Nas páginas do Novo Testamento temos que
recorrer ao que Paulo escreveu sobre bondade. Primeiramente, ele fala da bondade
assim:
1 - Como virtude do fruto do
Espírito
Mas
o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade,
bondade, fé, mansidão, temperança.(G1 5.22)
Com
essa virtude do fruto do Espírito na vida, o cristão tem uma dívida para a
prática do bem para com as pessoas. Ele pode agir dessa maneira porque está
livre da Lei, das obras da carne e vive dominado pelo Espírito Santo, de
maneira que seu desejo é expressar o caráter de Deus que é bom (Rm 3.21; 7.12).
2 - Bondade como boa Palavra
Console
os vossos corações, e vos conforte em toda a boa palavra e obra. (2Ts 2.17)
Nesse
versículo Paulo se preocupa com estado interior de cada crente, por isso
encoraja a todos a serem sinceros em tudo, inclusive no comportamento. Esses
crentes deveriam agir dessa forma por intermédio da boa Palavra de Deus,
procurando corresponder
com
ela, expressando santidade adequada à vocação da vida espiritual.
3 - 0 fruto do Espírito como
bondade, justiça, verdade
Porque
o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade. (Ef 5.9)
Aqui, Paulo está dando ênfase aos
resultados que aparecem na vida daqueles que tem o Espírito Santo de Deus, que
ja foram iluminados por Jesus Cristo, todos produzirão o seu caráter. A justiça
e a verdade são oriundas da comunhão com Jesus (Rm 6.21; Fp 1.11), e a verdade
é uma ação constante que busca promover o bem a todo tempo.
Para
um entendimento melhor desse versículo, veja o que fala o teólogo Francis
Foulkes, no seu Comentário Bíblico de Efésio:
[...]
Paulo não deve ter pensado conscientemente na luz como uma semente plantada na
vida, que no devido tempo dá o seu fruto, mas sim nos resultados que devem
aparecer, o tipo de caráter que deve ser visto na pessoa que foi iluminada por
Cristo. Em muitas passagens, justiça refere-se ao fruto da vida em Cristo Jesus
(Hb 12.11). Nada do que é corrupto e injusto nos relacionamentos do homem para com
seu semelhante (veja comentário sobre 4.24) deve existir. Então, em vez de
“toda malícia” (4.31), deve haver toda bondade, a procura ativa pelo bem em
cada área da
vida.
Há uma distinção muito instrutiva entre “bondade” e “justiça” em Romanos 5.7,
mostrando que a primeira, além da ideia de retidão moral e integridade,
expressa também a força atrativa de um belo caráter. E terceiro, quando as trevas
da ignorância, cegueira, erro e engano se vão (4.14, 17,22), surge a verdade
como fruto da luz que Cristo traz.
(FOULKES,
1993, p. 120)
4 - A bondade presente na vida de
cada crente
Eu
próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais
cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos
outros. (Rm 15.14)
Quando
a virtude da bondade está presente na vida do crente, ele expressa a boa
qualidade de vida que tem, sempre deseja coisas boas para as outras pessoas e
desenvolve um padrão ético e moral, pois é guiado por esse fruto da luz (Ef
5.9). Paulo orava pelos crentes para que todos produzissem o fruto do Espírito,
especialmente o da bondade (2Ts 1.11,12).
A bondade na vida do crente é como uma
fonte de água cristalina, sempre irá jorrar só aquilo que é bom e perfeito, já
que seu alvo é ser como Deus e dEle nunca vem coisa ruim (Tg 1.17). Quando há a
virtude da bondade na vida do cristão seu amor é constante, sua justiça é posta
em prática sempre querendo fazer o que é certo.
Não há passos errados nem ações desairosas
para quem tem a vida guiada pelo Espírito Santo, mas, sim, gentileza,
comedimento, visto que o aspecto da bondade domina seu ser, e o que a caracteriza
fortemente é a generosidade, que concede ao homem o que ele nunca poderia ter
por merecimento.
O homem, por mais sincero e verdadeiro que
seja não pode produzir o padrão de bondade conforme Paulo descreve, pois, seu
amor é sempre falho (Os 6.4), entretanto, quando a virtude da bondade está em
sua vida, vindo do Espírito de Deus, ele pode produzir uma vida de qualidade e
um amor verdadeiro.
Uma Análise Geral sobre o
Homicídio na Concepção Bíblica e Jurídica
O primeiro homicídio do mundo foi praticado
por um homem, que matou seu irmão, Caim (Gn 4.8), a origem desse homicídio
estava pautada na inveja, que é uma das obras da carne (GI 5.21). João diz que
Caim era do Maligno e suas obras estavam influenciadas por ele (ljo 3.12).
Todo o ódio de Caim para com Abel é porque
Deus recebeu as suas ofertas, porque as obras de Abel eram boas; já quanto a
Caim, Deus o rejeitou porque as suas obras eram más (1Jo 3.12). O mundo
rejeitou a Cristo porque as suas obras eram um aguilhão que penetrava na
consciência daqueles que viviam praticando obras más.
• A Bíblia condena todo e qualquer tipo de
homicídio (Êx 20.13), e até no ensino de Jesus sobre o amor, Ele condenou o homicídio.
Deus criou o homem para viver, então, quando alguém cometia homicídio, sua ordem era para que o tal fosse
morto também (Nm 35.31), pois somente Deus é quem tem o poder de dar e tirar a
vida (lSm 2.6).
Primeiramente, vamos começar esse assunto
fazendo uma definição da palavra homicídio, observe que ela é composta:
homo--homem, cedere- matar ou cortar. E claro que a palavra homicídio pode ser
entendida também como a morte de um animal, todavia, para os seres racionais
essa palavra tem o sentido de matar um ser criado por Deus.
0
homicídio pode ser classificado em duas categorias:
1 - Homicídios que podem ser
justificados
Está
escrito no Antigo Testamento que alguns homicídios eram justificáveis, a lista
é bem extensa, vejamos:
a)
Os que praticassem adultério (Lv 20.10).
b)
Os que praticassem incesto (Lv 20.11).
c)
Que praticassem sexo com animal (Lv 20.16).
d)
Aqueles que não respeitassem os pais (Ex 21.17; Dt 21.18-21).
e)
Os que praticassem a feitiçaria (Ex 22.18).
f)
Aqueles que matasse ao seu próximo (Lv 24.17).
g)
Os que praticassem a idolatria (Dt 13.6-9).
h)
Quem blasfemasse do nome de Deus (Lv 24.16).
i)
Quem praticar roubo (Ex 21.16).
j)
Que cometesse estrupo (Dt 22.25).
0 nosso Código Penal fala de alguns crimes
que hoje podem ser justificáveis, ou melhor, que excluem a criminalidade. No artigo
23 do Código Penal está escrito: “Não há crime quando o agente pratica o fato”:
1
- Em estado de necessidade;
II
- Em legítima defesa;
III
- Em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício de direito.
Para entender melhor cada uma das três
colocações mencionadas acima, explicaremos cada uma delas. Primeiro, estado de necessidade que configura a ação de
alguém que, frente a uma grande necessidade, age devido a um grande perigo, que
não foi provocado por sua própria vontade, e que não lhe dá outra opção. Um
exemplo que se pode dar é: Duas pessoas que estão em alto-mar, mas há apenas um
salva-vidas no barco, de modo que um lutará para se salvar, condenando o outro
à morte.
Segundo, em legítima defesa, podemos citar
o pai que mata o ladrão que entra em sua casa armado para praticar algum crime.
Terceiro,
no cumprimento do dever legal, quando o soldado mata o inimigo no campo de
batalha; isso lhe é permitido por lei.
Portanto,
seguindo o princípio bíblico, vemos que existem os crimes que podem ser
justificáveis, dentre esses, ainda queremos citar os acidentais, que são
aqueles em que a pessoa não tinha a intenção de matar. No Direito esse crime é
chamado de homicídio culposo.
2 - Homicídios injustificáveis
No homicídio culposo a morte se dá por
falta de prudência, descuido, mas não existe qualquer intenção de praticar um crime.
No caso do homicídio injustificável, que também pode ser denominado
premeditado, em que alguém age de modo bem planejado querendo realmente pôr fim
à vida de uma pessoa, sua mente arquiteta tudo e seu coração está cheio de ódio,
por isso
parte
para a execução desse projeto satânico.
0 homicídio injustificável é chamado no
Direito de doloso, quando há intenção de matar, de fato, a pessoa assume o
risco de que esse feito possa ser realizado. Na questão do crime doloso, este pode
ser dividido em duas partes, isso na questão da prática criminosa:
1
- Dolo Direto. Nessa conduta a pessoa está decidida deliberadamente
a
cometer o crime: matar.
2
- Dolo Eventual. Nesse caso a pessoa pode prever um determinado resultado
criminoso, por causa de sua conduta sem se preocupar se sua atitude pode
prejudicar alguém. Um exemplo bem prático que podemos dar para a conduta
eventual é quando um rapaz toma uma arma, coloca apenas uma bala, a brincadeira
chamada “roleta russa”, e aponta para alguém disparando, caso aconteça a morte
foi praticado um crime doloso, de natureza com dolo eventual.
O homicídio que vem dominado pelo ódio, que
é planejado, que é passional, isto é, suscetível de paixão, e aquele surge de uma
briga ou discussão. Intencional ou não todo homicídio é condenado pela Palavra
de Deus.
O homicídio é uma obra puramente da carne.
Por isso os que são comandados pela carne estão prontos para fazer de tudo para
acabar com aquelas pessoas que odeiam ou para tomar posse de alguma coisa.
Um
homicídio pode ser cometido por vários motivos:
a)
Inveja, como aconteceu com Caim (Gn 4.8).
b)
Sede pelo poder: Abimeleque (Jz 9.5).
c)
Para satisfazer os desejos de Alguém: Jezabel (1 Rs 21.10).
d)
Para não perder o trono: Herodes (Mt 2.16).
e)
Desejo para ter dinheiro: Judas (Mt 27.4).
O que Jesus Falou sobre o
Homicídio?
Jesus não tratou do homicídio apenas como o
ato em si, mas da ira que pode levar a matar. Quanto à expressão “sem motivo”, ela
não consta nos melhores manuscritos, a ira tem suas restrições, conforme falou
Paulo (Ef 4.26).
Pelas palavras de Jesus, observe que tudo o
que Ele ensinava estava fundamentado no que Deus já havia dito: “Ouvistes que foi
dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo” (Mt
5.21).
Em Mateus 5.21, Jesus estava se voltando
para a Lei judaica, Ele não arquiteta nada, mas cheio do Espírito Santo revelar
com tonicidade aguda as verdades que estavam na Palavra de Deus.
Todo
estudioso da Palavra deveria proceder como Jesus, como Bom Mestre Ele era fiel,
não adulterou em nada as Escrituras, antes foi fiel a ela em tudo. Jesus Cristo
soube tirar da porção do Antigo Testamento coisas velhas e novas (Mt 13.52).
No tocante à expressão “não matarás”, ela
está restrita ao que a Lei estava dizendo, Jesus não está aqui abordando o
assunto de modo global, mas em sua ênfase dirige-se para a própria natureza do
homem, pois é de dentro de um coração não transformado e pecaminoso que brota o
homicídio.
Porque
do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. (Mt
15.19)
O homicídio não vem logo de imediato, mas
ele é precedido pelo ódio e pela raiva, e sem a ajuda do Espírito Santo de Deus
ninguém poderá controlá-lo. As palavras que ferem são pronunciadas pela raiva;
a expressão aramaica raca, que quer dizer vazio, oco e apontava para alguém que
age em desrespeito ao outro.
As duas palavras raca e louco podem ter o
mesmo significado, e podemos pensar que pelo uso que Jesus fez delas, talvez
quisesse referir-se ao crime de calúnia e difamação.
Porque
só mesmo uma pessoa vazia e sem caráter é que pratica tais crimes. A injúria
ataca o caráter da pessoa, sempre procurando depreciá-la, e a calúnia baseia-se
em uma falsa acusação, as duas são crimes contra a honra. A difamação segue
quase a mesma conotação de calúnia, só que com uma diferença, a conduta
praticada por quem é ofendido não é descrita como
um
crime na lei.
Na comunidade de Qumran, quando alguém ofendia
outro com palavra, sua comida era reduzida durante um ano, ele ficava isolado
das pessoas, e, às vezes, até era excomungado do meio social. Palavras duras
acompanhadas de ódio causam feridas grandiosas, e muitas delas provocam o
homicídio, por
isso
é bom evitar as ofensas, as calúnias e difamações, especialmente
o
crime de racismo. Deixemos que a Palavra de Deus limpe os nossos corações, e
que o amor divino permeie todo o nosso ser, desse modo não pronunciaremos
palavras duras, pelo contrário, teremos uma língua erudita para dizer palavras que
produzam vida (Is 50.4).
Os que São Nascidos de Deus
João diz que o nascido — uma ação que
começou no passado, mas que tem resultado no presente — jamais vive na prática
do pecado, porque foi regenerado (2Pe 1.4). Só existem dois tipos de filho: um
é de Deus e o outro do Diabo, portanto, ou você é filho de Deus, nascido por
meio da ação do Espírito Santo de Deus (Jo 1.11-13), ou, então, é filho do
Diabo (At 13.10. Ef 2.3).
Caim era da família do Diabo, por isso
matou seu irmão.
Atente
para a palavra grega ésphakse, matar, assassinar. Esse verbo
expressa
uma brutalidade tremenda, mostrando que esse ato é de alguém totalmente
maligno.
Como o mundo está no poder do Maligno, os
cristãos não deveriam ficar admirados quando forem odiados. Quem não tem o
verdadeiro amor de Deus no coração está cheio de ódio, mas o verdadeiro amor
sempre luta pela vida, o ódio sempre luta pelo mal (Mt 5.21,22). Uma pessoa que
tem o coração cheio de animosidade terá as mesmas atitudes de Caim: inveja e
ódio.
No amor de Cristo temos o exemplo para
sermos amorosos com os outros, nos sacrificando para que a vida seja vivida por
outros. A ênfase desse versículo não está na palavra morrer, mas, sim, no ato
de partilhar com os outros para que também vivam bem.
FONTE:
Livro de
apoio 1º Trimestre de 2017
As
Obras da Carne e o Fruto do Espírito
Escrito
por: Osiel Gomes.
Osiel
Gomes é pastor, formado em Teologia, Filosofia, Direito, Pedagogia,
Psicanálise e pós--graduado em Docência do Ensino Superior.
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